Espírito Santo tem o 2º melhor desempenho do país em segurança alimentar, aponta estudo do IJSN

Publicado em 18/10/2025 às 05:23

Compartilhe

Volunteers handing out meal boxes to help the poor and less fortunate, embodying compassion and humanitarian aid. Image captures the spirit of food drive, offering free food to homeless individuals.

Foto: Freepik

O Espírito Santo alcançou em 2024 o 2º melhor desempenho do Brasil em segurança alimentar, de acordo com análise do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) baseada nos dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e apresentada no IJSN Especial Segurança Alimentar 2024.

O estudo, elaborado pela coordenação de Estudos Sociais do IJSN, mostra que 86,5% dos domicílios capixabas se encontravam em situação de segurança alimentar, um avanço de 7,3 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em 2023.

O resultado reflete uma redução significativa da insegurança alimentar no Estado — queda de 7,2 pontos percentuais (p.p) no período — consolidando o Espírito Santo entre as unidades federativas (UFs) com melhores condições de acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.

De acordo com o levantamento, apenas 13,5% dos domicílios capixabas apresentavam algum grau de insegurança alimentar em 2024, sendo 10,0% com insegurança leve (comprometimento da qualidade dos alimentos) e 3,5% com insegurança moderada ou grave, que envolvem restrição de quantidade e episódios de fome.

Os dados indicam que o Espírito Santo também ocupa a 2ª posição nacional nas categorias avaliadas: segurança alimentar, insegurança alimentar total, leve, moderada e grave. Na análise das categorias referentes à insegurança, a 2ª posição ocupada indica que o Espírito Santo registra as menores taxas. Já na análise da categoria de segurança, o ranking avalia as UFs com maior percentual de segurança alimentar. Nas categorias o Espírito Santo fica atrás apenas de Santa Catarina, líder do ranking.

“Os resultados evidenciam a melhoria nas condições de vida da população capixaba e o impacto de políticas públicas integradas voltadas à redução das desigualdades e à promoção do bem-estar social”, destaca o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

Entre os avanços apresentados no estudo, pode-se destacar o percentual de domicílios com segurança alimentar que de 2023 para 2024 passou de 79,2% para 86,5%, enquanto a proporção de moradores em situação de insegurança alimentar caiu de 21,9% para 14,2%, segundo os dados da PNAD Contínua.

Para acessar o estudo completo, basta clicar no link: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sinteses/ijsn-especial

Fonte: Assessoria de Comunicação do IJSN

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro