Obesidade na infância: HIMABA alerta famílias sobre riscos do excesso de peso em crianças e adolescentes

Publicado em 12/10/2025 às 10:47

Compartilhe

obesidade infantil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A obesidade e sobrepeso são um dos focos de atenção da saúde na primeira infância no Espírito Santo. Profissionais do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), localizado em Vila Velha, alertam as famílias sobre os riscos do excesso de peso em crianças e adolescentes, uma vez que pode comprometer o desenvolvimento físico e aumentar o risco de doenças crônicas, como hipertensão e problemas cardíacos.

“A obesidade infantil pode causar hipertensão, problemas cardíacos, sobrecarga nas articulações e até alterações hormonais. Além disso, o impacto emocional é enorme, levando à baixa autoestima, depressão e transtornos alimentares”, explicou a médica pediatra e diretora assistencial do HIMABA, Vanuza Guasti.

A médica informou que o conhecido “excesso de fofura” não deve ser considerado saudável, muito menos incentivado pelos pais. “A família tem o dever de incentivar hábitos saudáveis desde cedo, com alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e redução do tempo de tela”, orientou Vanuza Guasti.

Para a nutricionista e referência técnica de Nutrição do HIMABA, Nathiely Bono, os principais erros alimentares que contribuem para a obesidade infantil estão relacionados, em grande parte, aos hábitos da família. A profissional aponta que o consumo frequente de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, fast food e doces no dia a dia favorece o excesso de calorias, açúcares e gorduras, o que aumenta o risco de ganho de peso e obesidade. E a falta de rotina nas refeições, além da baixa ingestão de frutas, verduras e preparações caseiras também são fatores que agravam o problema, segundo pontuou a nutricionista.

“As famílias podem introduzir hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças, mesmo com a rotina corrida, adotando pequenas estratégias de organização. Uma delas é se programar para preparar as refeições da semana, dedicando um momento para planejar o cardápio e organizar os alimentos. Comprar frutas e verduras com antecedência, deixá-las higienizadas, cortadas e porcionadas na geladeira facilita muito o consumo no dia a dia. Assim, quando a rotina escolar e as atividades apertarem já haverá opções práticas e saudáveis disponíveis, evitando o recurso a alimentos ultraprocessados”, explicou a nutricionista Nathiely Bono. 

Orientação para o cuidado em casa

No HIMABA, o cardápio é elaborado conforme o tipo de dieta indicado para cada patologia, com ajustes de acordo com as necessidades clínicas e fisiológicas do paciente.

Para as crianças sem restrições alimentares, o time de Nutrição oferece refeições com alimentos in natura ou minimamente processados, garantindo variedade no cardápio. Todas as preparações seguem a regionalidade e asseguram fontes de proteínas, fibras e carboidratos complexos, priorizando sempre a acessibilidade.

O diretor-geral do HIMABA, Claudio Amorim, destacou que o cuidado com a acessibilidade dos alimentos visa permitir que a dieta do hospital possa ser reproduzida em casa pela família. “Os pais e responsáveis recebem orientações do nosso time de Nutrição para que mantenham em casa os mesmos hábitos aprendidos no hospital. Uma alimentação saudável é um dos pilares para que a criança possa se recuperar e evitar reinternações”, disse. 

Dados de peso elevado infantil no Espírito Santo

Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), a taxa de peso elevado infantil no Espírito Santo tem apresentado aumento, principalmente entre crianças de 5 a 10 anos de idade.

De janeiro a agosto de 2025, o Espírito Santo registrou 24.032 mil atendimentos em crianças de 5 a 10 anos com peso elevado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, durante o mesmo período, foram 17.476 mil atendimentos.

Em relação às crianças de 0 a 5 anos de idade, foram registradas pelo SUS 19.177 atendimentos de janeiro a agosto deste ano. No ano anterior, no mesmo período, foram 16.408 mil atendimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral