Lula participa do Fórum Mundial da Alimentação em Roma e reforça ações contra a fome e a pobreza

Publicado em 09/10/2025 às 10:32

Compartilhe

03062025-pzzb2025

Foto: abio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, no próximo domingo (13), do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, na Itália. O evento é promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo o Itamaraty, Lula participará da cerimônia de abertura e, em seguida, da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

O convite foi feito em julho pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, durante conversa telefônica em que informou a Lula que o Brasil havia saído do Mapa da Fome. Está previsto também um encontro bilateral entre o presidente brasileiro e Dongyu na capital italiana.

“Outros encontros bilaterais estão sendo avaliados pela equipe do presidente”, informou o diretor de Projetos de Segurança Alimentar do Itamaraty, Saulo Arantes Ceolin, em coletiva nesta quarta-feira (8), ao detalhar a agenda do presidente no evento.

Além do Fórum, Lula participará da inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, antes de retornar ao Brasil no mesmo dia. A iniciativa, proposta pela presidência brasileira do G20, busca acelerar os esforços internacionais para erradicar a fome e a pobreza, reduzindo desigualdades.

Os resultados da Aliança devem ser apresentados em novembro, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, quando está prevista a primeira reunião de alto nível do grupo.

De acordo com o Itamaraty, a Aliança já reúne cerca de 200 membros, entre países, agências internacionais, universidades e bancos de desenvolvimento — principais fontes de financiamento de seus projetos. Há atualmente 13 pedidos de adesão, sendo sete de países africanos, dois da América Latina e Caribe, três do Sudeste Asiático e um do Oriente Médio.

“Pelo menos seis desses países já estão com planos de ação finalizados, com apoio de parceiros para a implementação”, destacou Ceolin, citando Etiópia, Haiti, Quênia, Palestina, Ruanda e Zâmbia. Os projetos envolvem áreas como alimentação escolar, transferência de renda, nutrição materna e infantil e apoio à agricultura familiar.

Declaração na COP30

O governo brasileiro também espera aprovar, durante a COP30, em Belém (PA), uma declaração internacional sobre combate à fome, à pobreza e às mudanças climáticas. O documento está sendo elaborado sob coordenação da missão brasileira em Nova York.

“O texto está praticamente finalizado e será submetido a todos os países”, adiantou Ceolin.

Fonte: Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo