Inca lança publicação com novos dados sobre câncer de mama no Brasil

Publicado em 04/10/2025 às 12:53

Compartilhe

mamografia -freepik

Foto: Freepik

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou, nesta sexta-feira (3), durante a campanha do Outubro Rosa, a publicação “Controle de câncer de mama no Brasil: dados e números 2025”. O material reúne informações sobre incidência, mortalidade, fatores de risco, prevenção, exames e tratamento, e tem como objetivo subsidiar o trabalho de profissionais de saúde e gestores públicos em todo o país.

Segundo o Inca, o câncer de mama continua sendo o que mais mata mulheres no Brasil. Para este ano, a estimativa é de 73.610 novos casos. Em 2023, mais de 20 mil óbitos foram registrados pela doença. Entre 2020 e 2023, houve queda da mortalidade entre mulheres de 40 a 49 anos.

O relatório mostra que o Sudeste concentra a maior incidência da doença, enquanto Santa Catarina lidera entre os estados. Já em relação à mortalidade, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste registram as maiores taxas, com destaque para Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A chefe da Divisão de Detecção Precoce e Organização de Rede do Inca, Renata Maciel, destacou avanços recentes. “Nos últimos três anos, o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento melhorou, especialmente na Região Sul, que tem o maior percentual de casos tratados em até 60 dias”, afirmou.

Ela ressaltou, no entanto, que a cobertura do rastreamento ainda é baixa no Brasil. “Precisamos aumentar essa cobertura para 70%. Hoje, em alguns estados do Norte, ela está em torno de 5,3%, e no Espírito Santo, em 33%. É muito pouco. Nosso foco é ampliar o rastreamento organizado para que as mulheres façam mamografia a cada dois anos”, explicou.

O diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, também reforçou a importância da detecção precoce. “O tempo é vida no câncer. Estamos trabalhando para reduzir a fila de espera no tratamento e incorporamos novos medicamentos dentro do programa Agora Tem Especialista, do governo federal”, destacou.

Fonte: Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo