Terceira morte em SP levanta alerta para bebidas adulteradas com metanol

Publicado em 30/09/2025 às 08:18

Compartilhe

2666761

Foto: Freepik

Foi confirmada nesta segunda-feira (29) a terceira morte na Grande São Paulo por suspeita de ingestão de bebidas contaminadas por metanol. A substância, utilizada como insumo na indústria química para a produção de solventes, adesivos, pisos e revestimentos, é altamente tóxica para o consumo humano e pode levar à morte mesmo em pequenas quantidades.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o metanol (CH₃OH) é um álcool líquido à temperatura ambiente, geralmente obtido a partir do gás natural. Por sua toxicidade e potencial de adulteração de combustíveis, sua produção, transporte e armazenamento têm regulação rígida no Brasil.

Diferente do etanol – produzido pela fermentação de açúcares presentes em cana-de-açúcar, milho, arroz e outras culturas, e que é seguro em doses moderadas nas bebidas alcoólicas – o metanol não pode ser adicionado a bebidas. Ainda assim, pode aparecer em traços mínimos, resultantes do processo natural de fermentação. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estabelece limites máximos residuais permitidos, muito baixos, que não representam autorização de uso.

Riscos para o consumidor
De acordo com especialistas, a ingestão de metanol provoca sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura e até perda de consciência. A intoxicação pode evoluir rapidamente para danos neurológicos, cegueira e morte.

O Procon-SP orienta que os consumidores fiquem atentos a sinais de adulteração, como preços muito abaixo do mercado, rótulos desalinhados, com erros de ortografia, ausência de informações obrigatórias (como CNPJ, endereço ou número de lote), além de tampas e lacres tortos ou irregulares.

O órgão reforça que não existe teste caseiro seguro para identificar a contaminação. Provar, cheirar ou tentar queimar a bebida não traz garantias e pode colocar a saúde em risco.

O que fazer em caso de suspeita
Se após o consumo surgirem sintomas suspeitos, a recomendação é procurar imediatamente atendimento médico em serviços de urgência. O diagnóstico rápido é essencial para o tratamento eficaz da intoxicação por metanol.

Fonte: Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo