Governador recebe embaixadores europeus para tratar de descarbonização
Publicado em 24/09/2025 às 13:46
Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu nessa terça-feira (16) um grupo de 17 embaixadores de países europeus para o evento “Federalismo Climático, Estratégias de Descarbonização e Investimentos Verdes”, realizado no Palácio Anchieta, em Vitória. A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, também esteve presente. O encontro abriu espaço para diálogo e cooperação entre o Consórcio Brasil Verde, presidido por Casagrande, e os Estados-Membros da União Europeia.
Casagrande destacou que o Consórcio surgiu para dar protagonismo aos Estados no enfrentamento das mudanças climáticas. “Criamos o Consórcio Brasil Verde pela necessidade de representação do País diante da ausência da última administração federal sobre o tema. Hoje, nosso objetivo é que todos os Estados tenham seus planos de descarbonização e adaptação, contribuindo para que o Brasil atinja as metas do Acordo de Paris”, afirmou.
O governador também apresentou as iniciativas capixabas que se tornaram referência nacional. Segundo ele, o Espírito Santo possui dois planos estaduais – de Descarbonização e de Adaptação às Mudanças Climáticas – que envolvem os 78 municípios do Estado. Além disso, o Fundo de Descarbonização, pioneiro no País, é financiado com recursos do Fundo Soberano, abastecido pelos royalties do petróleo. “Assim, um combustível fóssil nos ajuda a impulsionar nossa transição energética”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo