Iema combate incêndio no Parque Estadual Mata das Flores

Publicado em 22/09/2025 às 10:31

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-09-22 at 07.34.39

Foto: Divulgação Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) mobilizou equipes neste domingo (21), para combater um incêndio florestal no Parque Estadual de Mata das Flores, em Castelo. O fogo foi identificado por volta das 16h por um servidor da Unidade de Conservação e, devido às altas temperaturas e ventos fortes, se espalhou rapidamente, exigindo pronta resposta da brigada.

No primeiro dia de atuação, participaram da ocorrência 10 brigadistas e dois servidores do Iema, com apoio de três viaturas, um drone de monitoramento, além de equipamentos como sopradores, abafadores e enxadas. A equipe conseguiu conter as chamas e evitar a propagação para áreas mais densas da floresta, embora o risco de reignição permaneça em função das condições climáticas.

Para esta segunda-feira (22), está previsto o reforço da equipe, com a presença de 18 brigadistas e cinco servidores em apoio logístico e de coordenação. Também está em planejamento o uso de dois drones para mapeamento de focos de calor e, caso necessário, a mobilização do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER).

O diretor-geral do Iema, Mário Louzada, reforçou a importância da conscientização da população. “Os incêndios florestais causam danos profundos à biodiversidade e colocam em risco os nossos ecossistemas. É fundamental que a sociedade se conscientize sobre os perigos e impactos dessas ocorrências. A rápida atuação da nossa equipe demonstra o compromisso do Iema em proteger nossas áreas naturais, mas a prevenção continua sendo o caminho mais eficaz”, disse.

Já o coordenador Operacional de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal do Prevines, Marcelo Nascimento da Silva, destacou a mobilização imediata no enfrentamento das chamas. “Assim que o incêndio foi identificado, houve uma resposta rápida, com o acionamento de brigadistas, servidores e uso de todos os recursos disponíveis. O esforço conjunto e coordenado é fundamental para reduzir os danos e garantir a segurança da Unidade de Conservação”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Iema/ Texto: Victor Mattedi

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral