Diálogo entre cooperativas e poder público marca audiência em Santa Maria de Jetibá

Publicado em 08/09/2025 às 09:05

Compartilhe

corpo_49375_AP4Coop050925

Objetivo “não é vocês ouvirem os políticos, mas os políticos ouvirem vocês”, disse Callegari / Foto: Yan Brunoro

A importância do diálogo entre cooperativas e o poder público foi o ponto central do segundo Circuito Coop, realizado em Santa Maria de Jetibá, na noite de quinta-feira (4). A audiência pública, promovida pela Comissão de Cooperativismo da Assembleia Legislativa (Ales), reuniu cerca de cem participantes, entre lideranças políticas, cooperados e empresários da região serrana.

O encontro contou com a presença do presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), de prefeitos, vereadores e dos deputados estaduais Callegari (PL) e Adilson Espindula (PSD). “O objetivo não é vocês ouvirem os políticos, mas os políticos ouvirem vocês”, destacou Callegari, presidente da comissão, ao abrir os trabalhos.

Entre as principais pautas esteve a ampliação das compras institucionais de produtos da agricultura familiar, prevista em projeto de lei assinado pelo governador Renato Casagrande (PSB). A proposta estende a obrigatoriedade já existente para a merenda escolar a outros órgãos estaduais, como hospitais e penitenciárias. “Isso significa mais dinheiro no bolso do produtor, mais riquezas no campo e alimentos de qualidade”, afirmou Carlos André Santos de Oliveira, o Carlão, diretor-executivo da OCB-ES.

O presidente da Ales, Marcelo Santos, ressaltou a atuação do Legislativo na aprovação do orçamento e em indicações para investimentos em infraestrutura e energia trifásica nas áreas rurais. Já Ricardo Ferraço lembrou da redução do ICMS do café conilon, de 12% para 7%, como exemplo de parceria entre Estado e setor cooperativista.

A audiência também trouxe demandas da educação. Representando a Escola Cooperação, Charles Moura defendeu a participação das cooperativas no Conselho Estadual de Educação. A instituição, que reúne 204 famílias, projeta oferecer 260 vagas no ensino fundamental até 2026. Tanto o vice-governador quanto o presidente da Ales apoiaram a reivindicação.

Santa Maria de Jetibá abriga sete cooperativas, com mais de 152 mil associados e faturamento anual superior a R$ 3,3 bilhões, segundo a OCB-ES. Além das cooperativas agrícolas e de crédito, o município conta com iniciativas voltadas ao transporte, à educação e até à formação de jovens, como a Cooperjetibá, formada por estudantes da Escola Cooperação.

Fonte: Ales

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral