Espírito Santo ganha nova indústria de processamento de café em Sooretama

Publicado em 05/09/2025 às 08:08

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-09-04 at 17.41.49 (2)

Foto: Cid Costa/Governo-ES

Segundo maior produtor de café do Brasil, o Espírito Santo passa a contar com mais uma indústria de processamento do grão. Nesta quinta-feira (4), foi inaugurada em Sooretama, na microrregião Rio Doce, a unidade fabril da DM Descafeinadores do Brasil, com investimento de R$ 150 milhões.

A fábrica, de 9,5 mil metros quadrados distribuídos em seis pavimentos, deve gerar 130 empregos diretos. O empreendimento pertence à EISA Empresa Interagrícola – ligada à multinacional suíça ECOM Agroindustrial – e à Descamex, do México.

Na solenidade de inauguração, o vice-governador Ricardo Ferraço destacou que o investimento reforça a confiança no Espírito Santo e amplia a participação do Estado no setor industrial do café. Já o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, afirmou que a unidade “une tradição e tecnologia, gera empregos, agrega valor ao produto local e abre novos mercados”.

A empresa prevê adquirir 250 mil sacas de café por ano de produtores capixabas, transformando-as em 200 mil sacas de 60 quilos de café descafeinado. Além disso, vai comercializar a cafeína extraída durante o processo para indústrias de alimentação, cosméticos e farmacêutica. Cerca de 80% da produção será exportada, enquanto o mercado interno deve atender marcas como Nespresso e Três Corações.

O diretor da DM Descafeinadores do Brasil, Carlos Santana, ressaltou que o processo de descafeinização será totalmente natural e destacou a posição estratégica do Espírito Santo: “Estamos no centro da maior concentração de coffea canephora do Ocidente, fundamental para a indústria do café solúvel”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos