Falta de mão de obra acelera mecanização da colheita de café no Brasil

Publicado em 31/08/2025 às 12:26

Compartilhe

Coffee mechanized harvesting in Minas Gerais, Brazil.

Foto: Freepik

A cafeicultura brasileira atravessa um momento de transformação. O país, maior produtor e exportador mundial, cultiva cerca de 2,22 milhões de hectares de café arábica e conilon, segundo dados da Embrapa Café e da CNA. A safra ultrapassa 50 milhões de sacas por ano, mas apenas um quarto da área conta com mecanização. O restante ainda depende do trabalho manual, cada vez mais afetado pela escassez de trabalhadores.

A falta de mão de obra qualificada tem se tornado um desafio. Em várias regiões, produtores buscam pessoas de outros estados, oferecendo alojamento durante a colheita. O serviço é pesado, realizado sob sol forte e em condições desconfortáveis, o que desestimula a permanência no campo.

Anúncio

Esse gargalo pesa no bolso do produtor. Quase metade do custo de produção está concentrada na colheita, enquanto a mecanização pode reduzir a despesa em até 50%. Para se ter ideia, um trabalhador experiente colhe de 6 a 10 medidas (60 litros cada) por dia, enquanto uma máquina pode processar até 100 medidas por hora, com seletividade para derriçar apenas os frutos maduros, garantindo qualidade superior e maior valor de mercado.

O movimento pela mecanização avança em todo o país. Além das grandes propriedades, pequenos e médios produtores começam a se unir em associações para adquirir equipamentos coletivamente. Pesquisas também desenvolvem soluções para áreas inclinadas e modelos mais compactos, capazes de atender diferentes realidades de produção.

Nesse cenário, a Oxbo lançou o modelo 940+, uma colhedora de arrasto voltada para pequenos e médios produtores. O equipamento alia eficiência, cuidado com a lavoura e melhor custo-benefício, oferecendo uma alternativa viável à colheita manual, justamente onde o peso financeiro é maior.

Anúncio

Com custos elevados, mão de obra escassa e a busca constante por qualidade, a mecanização já não é tendência, mas necessidade. O futuro das lavouras brasileiras aponta para soluções cada vez mais tecnológicas e acessíveis.

Fonte: OPA Assessoria em Comunicação

Veja também

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp Image 2026-09-15 at 16.08.28

Centro de Vitória recebe evento sobre inovação e futuro do turismo capixaba

Weliton_Aiolfi

Vargem Alta recebe festival que une cultura indígena, natureza e ancestralidade

Casa do Governador - ArtRio - Por Wesley Sabino (2)

Parque Cultural Casa do Governador leva arte acessível à ArtRio pelo segundo ano

vacina-idosos-foto-magnifica

Vacina Pneumo 20 começa a ser oferecida pelo SUS para pessoas com 85 anos ou mais

WhatsApp-Image-2026-09-14-at-15.05.04-1024x744

Nova diretoria da Faes toma posse para mandato 2026-2030