Governo inaugura Núcleo de Intervenções Rápidas para reforçar uso de tecnologia na segurança pública
Publicado em 29/08/2025 às 08:28
Foto: Hélio Filho/Seco
O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço inauguraram, nesta quinta-feira (28), o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). A nova estrutura, que funciona no prédio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Vitória, tem funcionamento 24 horas e reúne tecnologias avançadas voltadas ao combate à criminalidade.
O NIR será responsável por centralizar e dar respostas imediatas a ocorrências geradas por ferramentas como câmeras de reconhecimento facial, totens de segurança, cerco inteligente, drones, câmeras corporais e tecnologias embarcadas em viaturas. O núcleo integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que orienta as ações de modernização da segurança no Espírito Santo.
Segundo Casagrande, a unificação dos dados tecnológicos fortalece o enfrentamento à violência.
“Quando uma pessoa procurada é detectada por uma câmera, quando um carro roubado é localizado ou ocorre um acionamento do totem, podemos direcionar na mesma hora. Isso sufoca a criminalidade e reduz a impunidade”, afirmou o governador.
Já o vice-governador destacou os investimentos permanentes em pessoal e equipamentos.
“Segurança no Espírito Santo se faz com integração, inteligência e investimento. Hoje mil alunos soldados iniciaram estágio operacional e anunciamos novo concurso para mais mil policiais. Esse núcleo aumenta a velocidade de resposta das corporações e traz mais tranquilidade à população”, disse Ferraço, que também coordena o Programa Estado Presente.
Resultados já alcançados
A inauguração do NIR consolida avanços tecnológicos que já vêm sendo aplicados no Estado:
Cerco Inteligente – implantado em 2022, conta com 1.466 câmeras em operação. O sistema já auxiliou na recuperação de 1.667 veículos roubados ou furtados, além de apoiar investigações criminais e o combate a fraudes fiscais.
Reconhecimento Facial – iniciado em projeto piloto em 2024 e ampliado em 2025, o sistema está presente em prédios públicos, locais de grande circulação e ônibus do Transcol. Até agora, permitiu a prisão de 358 pessoas com mandados em aberto.
Totens de Segurança – começaram a ser instalados em julho e já registraram 25 acionamentos de botão de emergência, que resultaram em 10 ocorrências, incluindo tentativa de homicídio, violência contra a mulher e maus-tratos a animais. Ao todo, 40 totens estão previstos para a Grande Vitória, sendo sete já em funcionamento.
Com a criação do NIR, o Espírito Santo passa a contar com uma central única para análise, monitoramento e resposta em tempo real, com o apoio de inteligência artificial e integração operacional das forças de segurança.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo