Rota dos Pomeranos, em Domingos Martins, é aprovada na Assembleia

Publicado em 20/08/2025 às 08:05

Compartilhe

capa_49255_DivulgacaoPommerfest-MelgacoJohanyFotografias-1

Música, dança e língua pomeranas são aspectos que poderão ser destacados na nova rota / Foto: Divulgação Pommerfest Melgaço/Johany Fotografia

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) 387/2025, que reconhece como rota turística do Espírito Santo a Rota dos Pomeranos, localizada no município de Domingos Martins. A matéria, de Marcelo Santos (União), foi uma das duas acatadas em sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) nesta terça-feira (19).

Tramitando em regime de urgência, a iniciativa foi analisada em reunião conjunta das comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças. O deputado Fábio Duarte (Rede) emitiu parecer pela constitucionalidade e aprovação, que foi acompanhado pelos membros dos colegiados e depois confirmado pelo Plenário da Casa.

“A cultura pomerana é um importante atrativo local, expressando-se em diversas manifestações: costumes, tradições, música, dança, artesanato, folclore, língua, religião, gastronomia e arquitetura. Enfim, são inúmeros os motivos que tornam essa região uma das mais promissoras rotas turísticas e culturais do Espírito Santo”, afirma Marcelo na justificativa da proposta.

Ele conta que a Pomerânia ficava às margens do Mar Báltico, na Europa, e foi anexada pela Prússia em 1720. No século XIX, num cenário de crise política, econômica e social, que gerou instabilidade e desemprego na região, muitos pomeranos acabaram vindo para o Brasil em busca de novas oportunidades.

Esses colonos chegaram ao Espírito Santo em junho de 1859 e se instalaram na então Colônia de Santa Leopoldina. Posteriormente, foram se deslocando para outras localidades. Em 1907, 33 famílias fundaram a comunidade de Tijuco Preto, em Domingos Martins, e construíram a Igreja Evangélica de Lutero no sítio da família Schoenrock.

Hoje, a população local ultrapassa cinco mil habitantes e tem na agricultura familiar a base de sua economia. “Destaque para a produção de café, gengibre, mexerica ponkan, morango e a criação de tilápias, entre outras atividades. Nos últimos anos, os produtores da região vêm agregando valor aos seus produtos, o que tem elevado a renda familiar e ampliado a capacidade de investimento”, ressalta Marcelo. 

Fonte: Ales

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral