Tarifaço sobre parte de exportações brasileiras entra em vigor hoje

Publicado em 06/08/2025 às 08:46

Compartilhe

c7ce57c4-3ca3-44b5-a68b-9e4e44e7e8bb

Foto: Divulgação/Porto de Santos

Entraram em vigor nesta quarta-feira (6) as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre parte das exportações brasileiras. A medida, assinada na semana passada pelo presidente Donald Trump, atinge 35,9% dos produtos enviados ao mercado norte-americano, o que representa 4% do total exportado pelo Brasil. Cerca de 700 itens ficaram de fora da sobretaxa.

Entre os produtos afetados estão café, frutas e carnes. Já suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes, aeronaves civis (incluindo motores, peças e componentes), celulose, polpa de madeira, metais preciosos e produtos energéticos foram excluídos da nova tarifa.

O aumento faz parte da política comercial adotada por Trump desde abril, que busca conter a perda de competitividade dos EUA diante da China. Na ocasião, o Brasil havia sido alvo de uma taxa menor, de 10%, por ter superávit comercial com os Estados Unidos. A elevação para 50% veio em julho, em resposta à postura do Brasil em relação às big techs americanas e ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil interpretam a medida como uma retaliação política, com o objetivo de enfraquecer o Brics, grupo de potências emergentes que discute alternativas ao uso do dólar no comércio internacional — proposta vista com preocupação por Washington.

Reação brasileira

Em pronunciamento no domingo (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não aceitará ser tratado como uma “republiqueta”, embora não deseje confronto com os EUA. Ele reforçou que o país seguirá defendendo o uso de moedas alternativas ao dólar.

O governo brasileiro anunciou que colocará em prática, nos próximos dias, um plano de contingência para apoiar as empresas impactadas pelo tarifaço, com linhas de crédito e possibilidade de contratos com o governo federal para compensar eventuais perdas.

Negociações em curso

A Secretaria do Tesouro dos EUA procurou o Ministério da Fazenda para abrir negociações, e Trump declarou estar disposto a conversar diretamente com Lula. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que os minerais críticos e terras raras podem ser incluídos nas tratativas, por serem essenciais para a indústria tecnológica americana.

“O Brasil possui minerais estratégicos e pode cooperar com os Estados Unidos para a produção de baterias mais eficientes”, declarou Haddad. O ministro também sinalizou que o setor cafeeiro poderá ser beneficiado em um eventual acordo para retirar o produto da lista de tarifas. No mesmo dia da imposição das tarifas, a China autorizou 183 empresas brasileiras a exportarem café para o país asiático.

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral