Governo Trump critica STF após prisão domiciliar de Bolsonaro e causa reação no Brasil

Publicado em 05/08/2025 às 17:12

Compartilhe

casa branca-freepik

Foto: Freepik

O governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, voltou a interferir em questões internas do Brasil após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, por descumprimento de medidas cautelares impostas pelo Judiciário.
Pelas redes sociais, o Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, vinculado ao Departamento de Estado dos EUA, criticou a decisão e ameaçou responsabilizar quem colaborar com o ministro.
“Deixem Bolsonaro falar! Os Estados Unidos condenam a ordem de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sancionadas”, publicou o Escritório, associado ao governo Trump.
Nesta terça-feira (5), o órgão norte-americano compartilhou ainda um comentário do diplomata Cristopher Landau, ex-embaixador no Brasil e atualmente secretário-adjunto no Departamento de Estado:
“Os impulsos orwellianos do ministro estão arrastando sua Corte e seu país para o território desconhecido de uma ditadura judicial”, afirmou, em referência ao autor George Orwell, de 1984.
As declarações provocaram forte reação no Brasil. O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), classificou a manifestação como “inaceitável”.
“O Brasil não será protetorado de luxo nem neocolônia da extrema direita internacional. A independência conquistada em 1822 não será revogada por pressão estrangeira nem por sanções ideológicas articuladas por Eduardo Bolsonaro e seus aliados no exterior”, disse o parlamentar.
Entenda o caso
Jair Bolsonaro é réu em uma ação que investiga sua suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele é acusado de pressionar os comandantes militares a suspender o processo eleitoral, além de manter planos para prender ou assassinar autoridades — o que ele nega.
Paralelamente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado por articular, junto ao governo dos EUA, retaliações contra ministros do STF. Eduardo chegou a se licenciar do mandato e viajou aos Estados Unidos, onde passou a defender sanções internacionais contra o Supremo.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a abertura de nova investigação para apurar possível tentativa de obstrução de processo penal.
Diante das sanções promovidas por aliados de Trump contra Moraes, o STF determinou medidas cautelares contra Bolsonaro, entre elas a proibição de usar redes sociais.
Neste domingo (3), Bolsonaro descumpriu a ordem ao se manifestar, por meio do perfil do filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em ato no Rio de Janeiro. O vídeo mostra a frase:
“Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos.”
Por isso, Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente.
“A Justiça não permitirá que um réu a faça de tola, achando que ficará impune por ter poder político e econômico. A Justiça é igual para todos. O réu que descumpre deliberadamente as medidas cautelares — pela segunda vez — deve sofrer as consequências legais”, afirmou o ministro.
A defesa de Bolsonaro alegou surpresa com a decisão, prometeu recorrer e afirmou que não houve descumprimento da ordem judicial.

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana