Cooperativismo é homenageado em evento na Bolsa de Valores do Brasil

Publicado em 05/08/2025 às 09:45

Compartilhe

99

Foto: Freepik

O cooperativismo brasileiro vai ocupar um dos palcos mais simbólicos do mercado financeiro nacional. Na próxima sexta-feira (08), o Sistema OCB realiza, em parceria com a B3 – a bolsa do Brasil, o evento SomosCoop + B3. Trata-se de uma celebração do Ano Internacional das Cooperativas. O evento reunirá lideranças do setor, representantes de órgãos reguladores, especialistas do mercado e convidados internacionais.

A iniciativa faz parte das ações comemorativas pelo Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2025. O objetivo é dar visibilidade ao modelo cooperativista como caminho viável, sustentável e inclusivo para enfrentar os desafios sociais e econômicos do mundo atual.

“Queremos mostrar à sociedade, aos reguladores e ao mercado de capitais que o cooperativismo é moderno, competitivo e essencial para o desenvolvimento sustentável do país. Esse evento é uma grande oportunidade de diálogo e conexão”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

PROGRAMAÇÃO – A agenda do evento inclui o tradicional toque da campainha da B3, que marca a abertura simbólica do mercado que, para essa oportunidade, será em celebração ao Ano Internacional do Cooperativismo. As lideranças da OCB, B3 e Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) farão a abertura institucional.

O evento contará ainda com uma palestra magna conduzida pelo economista José Roberto Mendonça de Barros, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, que abordará os principais desafios e oportunidades para o Brasil diante do atual cenário econômico.

Na sequência, uma mesa-redonda reunirá representantes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), B3, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e do cooperativismo, que irão debater os rumos do modelo cooperativista enquanto alternativa sólida e moderna de negócio.

O encerramento, por sua vez, será marcado por um painel internacional, com a participação da superintendente do Sistema OCB e presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Tania Zanella e de representantes da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), da ONU e da organização da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

O evento é restrito a convidados e será acompanhado por representantes de centrais e dirigentes do ramo crédito, além de autoridades parceiras do movimento cooperativista. Também contará com transmissão ao vivo nos canais da B3 e no Youtube do sistema OCB.

Fonte: Sistema OCB

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo