Governo lança programa “Aqui é Brasil” para acolher repatriados em situação de vulnerabilidade
Publicado em 05/08/2025 às 09:36
Foto: Frame Fab/Divulgação
O governo federal lança nesta quarta-feira (6), em Brasília, o programa “Aqui é Brasil”, voltado ao acolhimento de brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e prevê atendimento psicossocial e assistência à saúde.
A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, afirmou, nas redes sociais, que o objetivo é garantir “dignidade e cidadania aos brasileiros” que retornam ao país, com acesso a emprego, moradia digna, saúde e demais direitos assegurados pelo CPF.
Além do MDHC, o programa conta com a participação dos ministérios das Relações Exteriores, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Justiça e Segurança Pública e Saúde.
Desde fevereiro, mais de 1,2 mil brasileiros foram repatriados por meio de operações organizadas pelo governo, especialmente dos Estados Unidos, com foco no retorno seguro de cidadãos em condições de risco.
Nesta segunda-feira (4), um voo previsto para repatriar brasileiros dos EUA foi cancelado. De acordo com o MDHC, uma nova data está sendo negociada, mas não há voos previstos para esta semana.
Fonte: Luciano Nascimento – repórter da Agência Brasil