Regiões produtoras de grãos no Brasil são beneficiadas com condições climáticas

Publicado em 02/08/2025 às 13:25

Compartilhe

blade-grass-with-water-droplets

Foto: Freepik

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta semana, o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA) relativo às principais regiões produtoras de grãos do país, considerando os cultivos de verão e inverno, Safra 2024/2025, durante o período de 01 a 31 de julho de 2025.

O estudo aponta que, no mês de julho, os maiores volumes de precipitação foram registrados no extremo norte da região Norte e no leste da região Nordeste, o que beneficiou a soja em Roraima e os cultivos de terceira safra na região agrícola formada pelos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia (Sealba).

Na região Sul, as chuvas apresentaram irregularidade e má distribuição, mas a umidade no solo se manteve adequada para o desenvolvimento da maior parte das lavouras de inverno. Nas demais regiões, o clima seco contribuiu para a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra. No sudoeste de Mato Grosso do Sul e na região central de São Paulo, houve restrição hídrica ao trigo em fases reprodutivas.

Os dados espectrais apontam condições favoráveis para o desenvolvimento do milho segunda safra e do trigo nas principais regiões produtoras. Houve atraso na semeadura e no desenvolvimento inicial do milho, mas as chuvas observadas permitiram o fechamento do ciclo e expressaram bom potencial produtivo. O índice da safra atual superou o das anteriores em todas as regiões monitoradas. Na metade sul do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde os cultivos de inverno são acompanhados, o índice da safra está em ascensão, próximo das safras anteriores.

A colheita do milho segunda safra está adiantada em alguns estados produtores e avança na medida em que atinge a umidade ideal. O milho terceira safra, cultivado no Sealba, está majoritariamente em estágios reprodutivos e apresenta boas condições de desenvolvimento. O trigo tem a semeadura quase concluída, restando apenas áreas de plantio tardio. Geadas foram registradas, mas as temperaturas mais baixas favoreceram o desenvolvimento das lavouras na Região Sul, onde a maior parte delas está em estágio vegetativo.

Fonte: Conab

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo