Sabão em pó falsificado? Procon-ES alerta para riscos e dá dicas para identificar produto

Publicado em 01/08/2025 às 17:00

Compartilhe

man-with-magnifying-glass-shopping-center

Foto: Freepik

Pode até parecer difícil de acreditar, mas aquele sabão em pó de marca conhecida que você compra no supermercado pode ser falsificado. Além de não limpar direito, o produto irregular pode danificar suas roupas, estragar a máquina de lavar e até causar problemas de saúde, como alergias na pele.

Diante disso, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) alerta a população para ficar atenta aos sinais que indicam possíveis falsificações. A aparência da embalagem, o cheiro do produto, o preço muito abaixo do mercado e até o local da compra podem indicar que algo está errado.

O que observar antes de comprar:

Data de produção e lote: Verifique se a data de fabricação e o número do lote estão gravados em alto-relevo na embalagem. Esse é um dos sinais de que o produto é original.

Fechamento da embalagem: produtos falsificados geralmente têm a tampa colada com cola quente, o que facilita vazamentos ao manusear ou agitar a embalagem.

Impressão da embalagem: as embalagens originais têm maior qualidade e são gravadas a laser, dificultando que a impressão seja removida com facilidade. Já as falsificadas, a qualidade é inferior e as impressões são feitas diretamente na caixa.

Erros de ortografia: observe atentamente os textos na embalagem e a qualidade da impressão, que pode estar borrada, apagada ou com cores diferentes do original.

Preço muito baixo: valores bem abaixo do mercado podem indicar falsificação ou irregularidade.

Cheiro e textura do produto:

Cheiro: o sabão em pó original tem um perfume forte e característico, que lembra até amaciante. Já o falsificado tem pouco ou nenhum cheiro.

Textura e espuma: o sabão em pó original é fino, homogêneo e dissolve com facilidade. Já o produto falsificado costuma ter grãos mais grossos, empelotados e pode conter até partículas estranhas. Além disso, o original costuma produzir mais espuma durante o uso, enquanto o falsificado forma pouca ou quase nenhuma espuma.

O que fazer se identificar um produto falsificado?

Se você perceber que comprou um produto falsificado, evite o uso imediatamente e denuncie à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) e ao Procon-ES, por meio do formulário de Denúncia Eletrônica disponível no site: www.procon.es.gov.br.

O consumidor também pode solicitar a troca do produto no próprio estabelecimento, desde que apresente a nota fiscal da compra.

O Procon-ES reforça que os fornecedores têm a obrigação de garantir que os produtos estejam em condições adequadas para o consumo e em conformidade com as normas sanitárias e técnicas vigentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral