Conferência Global sobre Clima e Saúde é aberta em Brasília e reforça compromisso do Brasil com adaptação climática no setor

Publicado em 30/07/2025 às 08:22

Compartilhe

fc1f8552-f879-424f-9ce4-433250a6061d

Foto: Walterson Rosa/MS

O Ministério da Saúde deu início, nesta terça-feira (29), à Conferência Global sobre Clima e Saúde, que acontece em Brasília até o dia 31 de julho. O evento internacional reúne representantes de governos, agências internacionais, especialistas e organizações da sociedade civil para discutir políticas de adaptação do setor saúde aos impactos das mudanças climáticas.

A conferência está alinhada ao Plano de Ação em Saúde de Belém – proposta brasileira que será apresentada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro de 2025, em Belém (PA). A iniciativa busca fortalecer a preparação do sistema de saúde frente a eventos climáticos extremos, com foco na justiça climática, equidade em saúde e governança participativa.

“Vivemos um momento que não é apenas de urgência e emergência, mas de necessidade de mobilização para a transformação. Precisamos realizar um verdadeiro mutirão, porque nenhuma pessoa ou país, sozinho, conseguirá promover as mudanças necessárias”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na abertura do evento.

O Plano de Ação em Saúde de Belém foi desenhado para se tornar referência global na resposta a crises climáticas que afetam a saúde. Entre as prioridades estão o fortalecimento de sistemas de alerta precoce, a adoção de estratégias de adaptação nos territórios e o enfrentamento de desastres naturais. A adesão ao plano será voluntária para os Estados Membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Durante a cerimônia de abertura, o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, reforçou o compromisso da entidade com a agenda climática. “A OPAS tem atuado junto aos países membros para desenvolver planos de adaptação à mudança do clima e está pronta para apoiar a implementação das políticas mencionadas, inclusive o Plano de Ação de Saúde de Belém”, destacou.

Já a CEO da COP30, Ana Toni, afirmou que o evento representa uma oportunidade de construir soluções concretas. “Sabemos dos riscos e das tragédias, mas queremos que a COP30 também seja um espaço de oportunidades — para mostrar como saúde e clima podem caminhar juntos”, disse.

A conferência é organizada em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a OPAS e a Aliança para Ação Transformadora sobre Clima e Saúde (ATACH), e conta com o apoio da Fundação Rockefeller, da Fundação Gates e da Wellcome Trust. A programação inclui sessões plenárias, oficinas, painéis, rodas de conversa e laboratórios de ideias (Idea Labs), voltados para a troca de experiências e apresentação de soluções inovadoras adotadas em diferentes países.

Rumo à COP30: planos nacionais e legado para a saúde pública

O Brasil apresentará na COP30, além do Plano de Ação em Saúde de Belém, outras duas iniciativas voltadas à adaptação do setor: o AdaptaSUS – plano nacional para resposta aos efeitos climáticos na saúde – e o Plano + Saúde para a Amazônia, que visa fortalecer a equidade e reduzir desigualdades regionais, respeitando as especificidades ambientais e culturais da Amazônia Legal.

O governo também trabalha para garantir legados estruturantes na saúde pública, com destaque para a ampliação da atenção básica, incluindo a construção de Unidades Básicas de Saúde em comunidades indígenas, e a melhoria do acesso a serviços especializados. Ações para monitoramento e controle da qualidade da água em Belém e no estado do Pará também estão previstas, priorizando a região Norte, que ainda enfrenta desafios no acesso à água potável.

A COP30 será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025 e marcará a primeira vez que a conferência global ocorrerá na Amazônia — território estratégico para a agenda climática e para a resiliência dos sistemas de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral