Governo do Estado avança em parceria estratégica com a GWM Brasil

Publicado em 17/07/2025 às 08:37

Compartilhe

20250710_121202

Foto: Leonardo Tononi/Governo ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço receberam, na última quinta-feira (10), executivos da GWM Brasil para discutir novos projetos e aprofundar a parceria estratégica entre o Estado e a montadora. A reunião teve como foco iniciativas de médio e longo prazo, com destaque para mobilidade elétrica, atração de investimentos, exportações e infraestrutura logística.

O Espírito Santo foi apontado como peça-chave na estratégia da empresa no Brasil, tanto pelas parcerias em curso quanto pelo potencial de expansão. Atualmente, todos os veículos da GWM importados da China entram no país pelo Porto de Vitória, em uma operação logística coordenada em parceria com a Comexport, uma das maiores tradings brasileiras. A escolha do Estado se deve à sua localização estratégica, infraestrutura portuária e eficiência logística.

Participaram da reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, e, pela GWM Brasil, o presidente da companhia para o Brasil e México, Andy Zhang; o COO, Diego Fernandes; o diretor de Assuntos Institucionais, Ricardo Bastos; e o diretor financeiro, Way Chien.

“O Espírito Santo já é um parceiro estratégico em nossa operação logística e tende a ganhar ainda mais relevância à medida que avançamos para a produção local e futura exportação”, afirmou Andy Zhang. Ele também apresentou os avanços na fábrica da empresa em Iracemápolis (SP), que entra em operação nas próximas semanas e será o centro de produção nacional da montadora.

Para o governador Renato Casagrande, o encontro foi produtivo e demonstra a importância do Espírito Santo no plano de expansão da empresa. “A presença da GWM é estratégica para o Estado. Estamos totalmente disponíveis para apoiar os novos investimentos que possam agregar valor às atividades realizadas aqui. Nossa infraestrutura, os incentivos fiscais e a credibilidade conquistada pelo Espírito Santo fazem a diferença na atração de grandes empresas”, destacou.

O vice-governador Ricardo Ferraço reforçou o compromisso do governo em estimular o desenvolvimento econômico e atrair novos empreendimentos. “Temos um Estado organizado, com segurança jurídica, capacidade de investimento e ambiente favorável aos negócios. Essa aproximação com a GWM pode gerar mais empregos, renda e oportunidades para os capixabas. Esse é o nosso papel: criar condições para o crescimento sustentável”, afirmou.

Durante a reunião, foi criado um grupo de trabalho para aprofundar as análises sobre os possíveis novos investimentos da GWM no Espírito Santo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo