Centrais sindicais criticam tarifa dos EUA e apontam risco à economia brasileira

Publicado em 10/07/2025 às 16:17

Compartilhe

c7ce57c4-3ca3-44b5-a68b-9e4e44e7e8bb

Foto: Divulgação/Porto de Santos

As principais centrais sindicais brasileiras divulgaram, nesta quinta-feira (10), um manifesto contra a tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos sobre todas as exportações brasileiras. A medida, anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump na quarta-feira (9), passará a valer a partir de 1º de agosto.

No documento, as entidades classificam a decisão como “intempestiva” e afirmam que ela remete à atuação dos EUA durante o golpe militar de 1964. Segundo o texto, a nova tarifa representa “uma reação hostil às decisões do Supremo Tribunal Federal envolvendo empresas norte-americanas no Brasil” e seria também um “conluio com o bolsonarismo”.

As centrais alertam para os impactos econômicos da medida, como aumento nos custos de produção, pressão inflacionária, desvalorização cambial e riscos de desemprego em massa. “A indústria, o agronegócio e diversos setores produtivos serão diretamente afetados, com possível fechamento de empresas e agravamento do desemprego”, afirmam.

O manifesto também expressa apoio à reação do governo brasileiro, que anunciou a aplicação da recém-aprovada Lei da Reciprocidade Econômica. “Apoiamos a resposta firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo deve usar todos os instrumentos legais para proteger a economia e o povo brasileiro”, diz o texto.

As centrais também pedem a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que estaria, segundo elas, “agindo como agente estrangeiro ao fomentar sanções contra o próprio país”. Para os sindicalistas, isso caracteriza crime de lesa-pátria.

Por fim, as entidades reafirmam o compromisso com a soberania nacional, com as instituições democráticas e com os direitos da classe trabalhadora, defendendo uma saída diplomática e multilateral para o impasse comercial.

Assinam o manifesto: CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Central do Servidor.

Fonte: Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas