Secult e CEC apresentam Resolução do Tombamento do Porto de Vitória em Reunião Pública

Publicado em 25/06/2025 às 13:59

Compartilhe

site hub Porto

Fotos: Danilo Ferraz (Secult/ES)

Reconhecendo a importância histórica e cultural do conjunto do Porto de Vitória, a Secretaria da Cultura (Secult) e representantes do Conselho Estadual de Cultura (CEC) apresentaram, na tarde de segunda-feira (23), a minuta da resolução que propõe o tombamento definitivo do local como patrimônio cultural do Estado. A apresentação foi realizada durante uma reunião pública no Hub ES+, no Centro de Vitória.

Além da discussão da minuta da resolução do Conselho Estadual de Cultura (CEC), os representantes apresentaram um histórico do processo de tombamento, esclareceram dúvidas, ouviram opiniões e sugestões dos presentes sobre o tema.

Agora, a Secult disponibiliza para toda a população um link para consulta pública que estabelecerá as orientações para futuras intervenções no local. O documento, que está aberto para sugestões da sociedade, vai definir os limites da área a ser protegida e propor diretrizes para a ocupação, uso e preservação tanto do espaço a ser tombado quanto de sua zona de entorno. O link estará disponível até o dia 24 de julho, quinta-feira.

LINK da Consulta pública: https://forms.gle/bRDWk3EX7FMdoVLA7

Confira o Link da minuta e seus anexos:

https://rescec.ct.ws/MINUTA-RESOLUCAO-TOMBAMENTO-%20PORTO-VITORIA-01.html

 A medida da consulta pública visa garantir a conservação do patrimônio histórico e cultural da região, assegurando que qualquer intervenção respeite as características e o valor simbólico do local. Após acolher as sugestões, o texto é encaminhado e submetido à apreciação, votação e aprovação pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e, em seguida, para a assinatura do Governador. Uma vez homologado, o ato de tombamento é publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo.

 Esse documento técnico foi elaborado pela Câmara de Patrimônio Arquitetônico, Bens Móveis e Acervos (CPABMA) do Conselho Estadual de Cultura (CEC), em parceria com a Gerência de Memória e Patrimônio (GMP) da Secult.

 Tombamento e Revitalização 

 O tombamento terá como principal objetivo preservar, proteger e reconhecer o Porto de Vitória como um patrimônio cultural de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Estado. O documento também delimitará os limites do bem tombado e estabelecerá diretrizes para a ocupação tanto da área protegida quanto de seu entorno.Recentemente, o conjunto de armazéns integrantes do porto foi submetido a um projeto de requalificação para incluir futuramente museu, centro educacional, espaço cultural, restaurante e outros espaços voltados à integração comunitária e revitalização do Centro Histórico de Vitória.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Governo do Estado, Vports, Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Cultural Vale. A reforma das fachadas dos cinco armazéns começou em agosto de 2023 e foi entregue em junho de 2024. O Armazém 5, por exemplo, será um espaço cultural multiuso, gerido pela Secretaria da Cultura, com foco em arte, design, gastronomia e atividades formativas, com participação ativa da comunidade local.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secult

Veja também

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN

feira em vix

Feira celebra agricultura familiar com cultura, música e tradição em Vitória