Juventude do Brics debate desafios do mercado de trabalho e da inteligência artificial

Publicado em 11/06/2025 às 13:22

Compartilhe

_raf8150

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os desafios enfrentados pelos jovens para ingressar no mercado de trabalho, especialmente diante da precarização das relações laborais e da crescente presença da inteligência artificial, foram temas centrais na 11ª Cúpula da Juventude do Brics, realizada em Brasília até esta terça-feira (10). Representantes dos 11 países que compõem o bloco participaram do evento.

“O principal ponto de convergência entre os países foi a criação de espaços de cooperação, tanto bilaterais quanto no âmbito do Brics, frente à inteligência artificial e à automação industrial”, destacou o secretário nacional de Juventude, Ronald Sorriso.

Segundo ele, um dos avanços mais importantes da cúpula foi o entendimento mútuo sobre a necessidade de cooperação, mesmo com as diferenças nas realidades sociais e econômicas dos países membros. “É importante destacar que são raros os encontros que resultam em um documento como o memorando de entendimento”, afirmou Sorriso.

O documento citado ainda não foi divulgado, pois passará por processo de tradução e assinatura por todos os países membros. Apesar dos avanços, temas como igualdade de gênero ainda enfrentam barreiras, dada a diversidade cultural entre as nações do grupo.

Energia em pauta

Paralelamente à cúpula da juventude, também foi realizada a 7ª Cúpula de Energia Jovem do Brics, com a participação de mais de 100 pessoas, entre jovens delegados, representantes de ministérios, instituições acadêmicas e empresas do setor energético.

Um dos destaques do encontro foi a apresentação preliminar do Brics Youth Energy Outlook — relatório produzido por mais de 50 jovens pesquisadores dos países do bloco. O documento analisa os principais desafios energéticos atuais, como o desenvolvimento de sistemas de baixa emissão de carbono, a busca por combustíveis sustentáveis, o acesso à energia e a gestão de recursos minerais críticos.

Expansão do Brics

O Brics, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, expandiu-se nos últimos anos. Em 2023, foram integrados como membros permanentes o Irã, a Arábia Saudita, o Egito, a Etiópia e os Emirados Árabes Unidos. Em 2024, a Indonésia também passou a fazer parte do grupo como membro pleno.

Além disso, em 2025, o bloco lançou a categoria de membros parceiros, incluindo nove novos países: Belarus, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

Fonte: Luiz Claudio Ferreira – Repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana