Sesa realiza oficina para implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE)

Publicado em 08/06/2025 às 06:00

Compartilhe

PMAE

Foto: Sesa

A Secretaria da Saúde (Sesa) no Espírito Santo, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realizou, na última quarta-feira (04), no HUB ES+, no Centro de Vitória, uma oficina técnica para a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). O encontro contou com a participação de aproximadamente 95 pessoas e reuniu profissionais da Atenção Primária e Atenção Especializada dos municípios e da própria Sesa, além de representantes da atenção hospitalar, apoiadores do Cosems, técnicos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Icepi), entre outros gestores e trabalhadores da saúde no Estado, para alinhamento técnico sobre o programa.

O principal objetivo da oficina foi orientar a organização das ações de implantação do PMAE nas quatro Regiões de Saúde do Espírito Santo, buscando aprimorar os fluxos da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e integrá-los à Rede de Atenção à Saúde, em especial à Atenção Primária. A proposta é garantir maior acesso, qualidade e resolutividade nas consultas, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a abertura do evento, a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches, destacou a importância da socialização do programa junto às equipes de saúde dos municípios.

“Temos o objetivo de socializar o status do programa no Estado, construir estratégias de implementação do PMAE, e qualificar as equipes de saúde sobre a nova lógica da gestão do cuidado. O Programa PMAE traz inovações na visão de gestão e financiamento do cuidado na Atenção Ambulatorial Especializada, objetivando reduzir o tempo de espera nas filas da saúde, ampliar o acesso a consultas, exames, procedimentos diagnósticos e terapêuticos, garantindo mais agilidade no atendimento, no diagnóstico e no início de tratamento no Sistema Único de Saúde”, detalhou a subsecretária Carol Sanches.

“Queremos afirmar que estamos focados no compromisso e dedicação com o PMAE e agradecemos o apoio, a participação e empenho de todos os atores, na busca dos melhores resultados na qualidade da assistência e no impacto na saúde para os usuários do Sistema único de Saúde”, complementou a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde.

O subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, ressaltou a importância do Programa Mais Acesso a Especialistas para a qualificação da assistência no SUS.

“O Espírito Santo está comprometido com a ampliação do acesso da população aos especialistas, reduzindo o tempo de espera e garantindo mais efetividade no cuidado. Tivemos a suspensão de procedimentos ambulatoriais não essenciais durante a pandemia, resultando em uma demanda reprimida. Atualmente, temos mais de 98% de cobertura de atenção primária à saúde em todo o Estado, por isso a importância do fortalecimento da atenção primária como estratégia para lidar com a alta demanda e melhora no tempo de resposta e acesso a consultas e por serviços especializados. O PMAE representa uma grande oportunidade para reorganizar a rede e melhorar a jornada do paciente, da porta de entrada até o diagnóstico e tratamento especializado”, afirmou o subsecretário Gleikson Barbosa dos Santos.

Instituído pela Portaria SAES/MS nº 1.640, de 07 de maio de 2024, o PMAE traz inovações na gestão e no financiamento da saúde, com foco em reduzir filas e ampliar a oferta de atendimentos especializados. No Espírito Santo, a implantação inicial do programa prevê atuação nas especialidades de oncologia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia, por meio das Propostas de Oferta de Cuidados Integrados (OCI’s).

O subsecretário de Estado de Contratualização da Saúde, Heber Lauar, destacou que a concretização do PMAE é um compromisso com vidas de pessoas. “Estarmos aqui é um compromisso com a vida das pessoas. Temos um objetivo incomum que é promover mais acesso ao cidadão capixaba ao Sistema Único de Saúde, e ele preconiza isso. É uma das diretrizes fundamentais que temos seguido ao longo da nossa trajetória como profissional. Isso reflete o nosso compromisso com o objetivo final que é prestar o melhor serviço de saúde as pessoas que mais precisam. Isso é diretriz, do nosso governador Renato Casagrande”, pontuou.

“Quando se tem um programa que vem desde o Ministério da Saúde, passando pelo Governo do Estado e chegando junto aos municípios, podemos ver que existe uma linha de cuidado toda envolvida nisso, e assim a gente consegue preservar, cuidar e garantir o melhor acesso aos nossos usuários. Nós temos muitos desafios para implementar esse projeto, mas nós não podemos esmorecer, porque tem muita gente precisando de nossos esforços e de nosso compromisso, que é o nosso cidadão capixaba”, discursou Heber Lauar.

A oficina também promoveu atividades em grupo, com discussões sobre a organização dos Núcleos de Gestão do Cuidado Regionais (NGR) e Superintendenciais (NGS), o papel dos grupos condutores do PMAE e demais aspectos da operacionalização do programa no território capixaba.

O superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, destacou os relevantes indicadores de saúde do Espirito Santo e da parceria do Ministério com o Espírito Santo.

“O Espírito Santo apresenta excelentes indicadores de saúde, especialmente em maternidade infantil e longevidade. O Estado se destaca como um dos melhores do Brasil nesses quesitos e esses resultados são frutos dos trabalhos em conjunto e da eficácia das políticas de saúde implementadas O Espírito Santo vem cumprindo todas as etapas com excelência, desde a habilitação de prestadores até a estruturação dos núcleos de gestão. O Ministério acredita que o Estado pode se tornar uma referência nacional na execução do PMAE”, afirmou Luiz Carlos Reblin.

Desde o início da implementação, o Espírito Santo avançou em importantes etapas, como a formalização do Grupo Condutor (OF/SESA/SSAS/Nº 40/2025), habilitação dos prestadores, implantação de serviços e pactuação de protocolos de acesso com o Ministério da Saúde. Também já está em curso a gestão das filas elegíveis para as OCI programadas.

O PMAE – “Agora Tem Especialistas”

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Serviços Especializados (PMNAE) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que tem como objetivo principal ampliar o acesso da população aos serviços de saúde especializados, como consultas, exames, procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Recentemente em 30 de maio, o programa foi renomeado como “Agora Tem Especialistas”, pelo Ministério da Saúde.

O foco do programa é tornar o atendimento mais rápido, eficiente e menos burocrático, promovendo um cuidado mais resolutivo e contínuo aos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS. Com o “Agora tem Especialistas”, busca-se aperfeiçoar os fluxos de encaminhamento e a regulação, além de qualificar os serviços da média e alta complexidades, facilitando a jornada do paciente desde a Atenção Primária até os serviços especializados.

A estratégia envolve ações de apoio institucional, monitoramento de indicadores, investimentos em estrutura, tecnologia e capacitação das equipes, tudo com o propósito de garantir equidade, integralidade e acesso oportuno aos cuidados em saúde para o cidadão.

Para os próximos passos, estão previstas ações de avanço junto às regionais de saúde para a implementação do programa.

Veja as fotos da oficina em: 

https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720326671033

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral