Formatura do Qualificar ES celebra 1.615 alunos na Grande Vitória e reforça compromisso com a inclusão produtiva

Publicado em 03/06/2025 às 08:50

Compartilhe

5039646073609629077

Fotos: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (2), a cerimônia de formatura da primeira oferta de cursos presenciais de 2025 do programa Qualificar ES, com destaque para os polos da Região Metropolitana de Vitória. O evento reuniu 1.615 alunos formados dos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha, Vitória e Viana, e contou com a presença do governador Renato Casagrande.

A ação integra as prioridades do governo estadual e reafirma o compromisso com a qualificação profissional como ferramenta de inclusão produtiva, geração de renda e fortalecimento do empreendedorismo no Espírito Santo.

“Queremos que as pessoas tenham oportunidades, seja por meio do emprego ou do empreendedorismo. Vocês estão aqui buscando dignidade e tiveram a atitude de correr atrás de seus objetivos. As portas estão se abrindo com as oportunidades que vocês conquistaram”, declarou o governador Casagrande aos formandos.

Durante a solenidade, foram entregues 532 kits empreendedores a alunos dos cursos práticos — como Gastronomia, Beleza, Decoração de Festas, Costura e Balonismo —, com o objetivo de apoiar o início de novos negócios e promover a autonomia financeira dos participantes capacitados.

Ao todo, a primeira oferta presencial do programa em 2025 formou 4.714 alunos em 40 municípios capixabas. Entre eles, 771 estudantes participaram de turmas realizadas em parceria com instituições como a Secretaria da Justiça (Sejus), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), a Associação dos Amigos dos Autistas do ES (Amaes) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Além da Grande Vitória, outros 2.328 alunos do interior do Estado também concluíram seus cursos nesta mesma etapa.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou o impacto social da iniciativa. “O Qualificar ES é uma política pública que transforma vidas. Quando alguém se forma, amplia suas chances de gerar renda, conquistar autonomia e mudar a realidade da própria família e da comunidade. O Estado segue investindo em qualificação com acesso gratuito, material didático, apoio pedagógico e incentivo ao empreendedorismo. O Espírito Santo avança porque acredita nas pessoas”, afirmou.

Criado em 2019, o Programa Qualificar ES já ofertou mais de 800 mil vagas em cursos presenciais, semipresenciais e on-line, consolidando-se como uma das maiores políticas públicas de qualificação profissional do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas