Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

Publicado em 23/05/2025 às 13:29

Compartilhe

capa

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Moradores e motoristas têm relatado transtornos no trânsito da Vila de Araguaya, distrito de Marechal Floriano, em razão das obras de drenagem realizadas na principal via da comunidade, ES-146. Segundo os relatos, a ausência de sinalização clara e de profissionais orientando o tráfego e demora nas conclusões das obras têm causado confusão, especialmente para caminhões, ônibus e veículos de maior porte.

De acordo com moradores, que preferem não se indentificar, os transtornos causados incluem congestionamentos, dificuldade de manobra, excesso de poeira, acúmulo de sujeira, lama e até longos períodos de espera para conseguir transitar pelo trecho. Alguns relatam já ter aguardado mais de duas horas para conseguir passar.

Em imagem enviada à redação, na quinta-feira (22), motoristas enfrentam congestionamento de mais de uma hora no trecho da rodovia. Além disso, moradores criticam à falta de rotas alternativas e ao que consideram um planejamento falho da obra.

Segundo eles, a intervenção já teve três adiamentos na previsão de conclusão, o que tem gerado ainda mais frustração entre os moradores da região. A empresa que administra a obra informou que interdição para caminhões, carretas e ônibus permanecerá até o sábado (24).

Um morador, que trabalha nas proximidades, afirmou que a falta de orientação no local contribui diretamente para o caos no trânsito. “O problema é a ausência de alguém orientando os motoristas, na entrada da escola e da empresa. Se tivesse uma pessoa ali, muita gente não entraria aqui e evitaria esse transtorno todo com tantos carros tendo que manobrar ao mesmo tempo”, avaliou.

Em nota, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que está concluindo a instalação de uma rede de tubos de concreto com um metro de diâmetro. “Por se tratar de uma escavação profunda em uma via estreita, o tráfego foi interditado para evitar riscos de acidentes. A previsão do órgão é de que essa fase da obra se estenda até a segunda-feira (26), com continuidade do sistema de meia-pista por pelo menos mais 30 dias”.

Ainda segundo o DER-ES, não há atualmente uma opção segura de desvio para o tráfego pesado. O orgão também comunicou que, na próxima semana, “será iniciado o serviço de pavimentação com blocos intertravados, com previsão de conclusão até 20 de junho. O trabalho será feito em alguns momentos com o sistema de “pare e siga”, visando garantir a segurança de usuários da via e operários”.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-07-08 à(s) 10.54.05_533f02bc

Músicos capixabas conquistam prata em festival internacional na Espanha

Imagem do WhatsApp de 2025-07-08 à(s) 10.06.41_59f8e0e4

Idoso de 75 anos é preso em Domingos Martins portando arsenal de munições e drogas

chocolate cacau-freepik

Cacau capixaba ganha destaque no Dia Mundial do Chocolate

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Feiras Pró-Genética no ES ultrapassam 800 touros vendidos e fortalecem pecuária capixaba

HQF_6377

Governo do ES sanciona lei de repasse financeiro a clubes capixabas em competições nacionais

Imagem do WhatsApp de 2025-07-07 à(s) 15.17.36_b5b5b4df

Projeto social leva teatro e educação ambiental a estudantes das montanhas capixabas

termonetro de temperatura baixa- foto divulgação

Domingos Martins registra menor temperatura do Estado em 2025

HOMEN NO CONPUTADOR - FREEPIK

Reforma Tributária exige atualização de documentos fiscais eletrônicos a partir de outubro