Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

Publicado em 23/05/2025 às 13:29

Compartilhe

capa

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Moradores e motoristas têm relatado transtornos no trânsito da Vila de Araguaya, distrito de Marechal Floriano, em razão das obras de drenagem realizadas na principal via da comunidade, ES-146. Segundo os relatos, a ausência de sinalização clara e de profissionais orientando o tráfego e demora nas conclusões das obras têm causado confusão, especialmente para caminhões, ônibus e veículos de maior porte.

De acordo com moradores, que preferem não se indentificar, os transtornos causados incluem congestionamentos, dificuldade de manobra, excesso de poeira, acúmulo de sujeira, lama e até longos períodos de espera para conseguir transitar pelo trecho. Alguns relatam já ter aguardado mais de duas horas para conseguir passar.

Em imagem enviada à redação, na quinta-feira (22), motoristas enfrentam congestionamento de mais de uma hora no trecho da rodovia. Além disso, moradores criticam à falta de rotas alternativas e ao que consideram um planejamento falho da obra.

Segundo eles, a intervenção já teve três adiamentos na previsão de conclusão, o que tem gerado ainda mais frustração entre os moradores da região. A empresa que administra a obra informou que interdição para caminhões, carretas e ônibus permanecerá até o sábado (24).

Um morador, que trabalha nas proximidades, afirmou que a falta de orientação no local contribui diretamente para o caos no trânsito. “O problema é a ausência de alguém orientando os motoristas, na entrada da escola e da empresa. Se tivesse uma pessoa ali, muita gente não entraria aqui e evitaria esse transtorno todo com tantos carros tendo que manobrar ao mesmo tempo”, avaliou.

Em nota, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que está concluindo a instalação de uma rede de tubos de concreto com um metro de diâmetro. “Por se tratar de uma escavação profunda em uma via estreita, o tráfego foi interditado para evitar riscos de acidentes. A previsão do órgão é de que essa fase da obra se estenda até a segunda-feira (26), com continuidade do sistema de meia-pista por pelo menos mais 30 dias”.

Ainda segundo o DER-ES, não há atualmente uma opção segura de desvio para o tráfego pesado. O orgão também comunicou que, na próxima semana, “será iniciado o serviço de pavimentação com blocos intertravados, com previsão de conclusão até 20 de junho. O trabalho será feito em alguns momentos com o sistema de “pare e siga”, visando garantir a segurança de usuários da via e operários”.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas