Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

Publicado em 23/05/2025 às 13:29

Compartilhe

capa

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Moradores e motoristas têm relatado transtornos no trânsito da Vila de Araguaya, distrito de Marechal Floriano, em razão das obras de drenagem realizadas na principal via da comunidade, ES-146. Segundo os relatos, a ausência de sinalização clara e de profissionais orientando o tráfego e demora nas conclusões das obras têm causado confusão, especialmente para caminhões, ônibus e veículos de maior porte.

De acordo com moradores, que preferem não se indentificar, os transtornos causados incluem congestionamentos, dificuldade de manobra, excesso de poeira, acúmulo de sujeira, lama e até longos períodos de espera para conseguir transitar pelo trecho. Alguns relatam já ter aguardado mais de duas horas para conseguir passar.

Em imagem enviada à redação, na quinta-feira (22), motoristas enfrentam congestionamento de mais de uma hora no trecho da rodovia. Além disso, moradores criticam à falta de rotas alternativas e ao que consideram um planejamento falho da obra.

Segundo eles, a intervenção já teve três adiamentos na previsão de conclusão, o que tem gerado ainda mais frustração entre os moradores da região. A empresa que administra a obra informou que interdição para caminhões, carretas e ônibus permanecerá até o sábado (24).

Um morador, que trabalha nas proximidades, afirmou que a falta de orientação no local contribui diretamente para o caos no trânsito. “O problema é a ausência de alguém orientando os motoristas, na entrada da escola e da empresa. Se tivesse uma pessoa ali, muita gente não entraria aqui e evitaria esse transtorno todo com tantos carros tendo que manobrar ao mesmo tempo”, avaliou.

Em nota, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que está concluindo a instalação de uma rede de tubos de concreto com um metro de diâmetro. “Por se tratar de uma escavação profunda em uma via estreita, o tráfego foi interditado para evitar riscos de acidentes. A previsão do órgão é de que essa fase da obra se estenda até a segunda-feira (26), com continuidade do sistema de meia-pista por pelo menos mais 30 dias”.

Ainda segundo o DER-ES, não há atualmente uma opção segura de desvio para o tráfego pesado. O orgão também comunicou que, na próxima semana, “será iniciado o serviço de pavimentação com blocos intertravados, com previsão de conclusão até 20 de junho. O trabalho será feito em alguns momentos com o sistema de “pare e siga”, visando garantir a segurança de usuários da via e operários”.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral