Moradores relatam condições precárias de ponte de madeira em Domingos Martins

Publicado em 22/05/2025 às 08:35

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 08.28.08_610c1a92

Texto: Bruno Caetano/ Foto: Divulgação


Moradores das comunidades de Pena e Perobas, em Domingos Martins, têm demonstrado preocupação com a condição da ponte que liga ambas as localidades. Segundo eles, a estrutura de madeira apresenta sinais de desgaste, o que tem gerado receio quanto à segurança no tráfego de veículos e no transporte escolar.
“Já faz uns três anos que a ponte foi reformada, mas a madeira está apodrecendo novamente, e atravessá-la ficou arriscado, principalmente para caminhões e o ônibus escolar que passa todos os dias”, relata Leocídio Strey, que utiliza a ponte com frequência para transportar cargas de banana e café.
A situação tem sido tema recorrente em conversas e reuniões na comunidade. Sílvio José Walter, que participou recentemente de um desses encontros, afirma que uma alternativa discutida seria a construção de uma ponte de concreto. “A reunião foi para falar sobre a necessidade de melhorar a ponte, principalmente devido aos veículos pesados. Caminhões grandes não conseguem passar, e isso atrasa a produção e dificulta a vida dos moradores”, afirma.

A ponte do Pena é uma das poucas ligações entre as localidades, e os problemas de acesso afetam diretamente a rotina e a economia da região. “Tenho um terreno para trabalhar e, quando preciso transportar cargas, sou obrigado a fazer um trajeto muito maior, o que atrasa e encarece tudo”, acrescenta Leocídio.
Moradores lembram que o pedido por uma ponte de concreto vem desde a gestão anterior, mas houve divergências sobre o local da obra. A prefeitura chegou a propor a mudança de localização, mas a comunidade preferiu manter o ponto tradicional de travessia. “Eles queriam trocar o lugar da ponte, mas os vizinhos não deixaram. A ponte liga pontos importantes, e mudar a localização atrapalharia todo mundo”, relata Silvio.
O secretário de Interior e Transportes de Domingos Martins, Ademiro Dettmman, informou por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, que a troca dos pranchões da ponte está prevista, mas que as fortes chuvas recentes dificultaram a entrega do material pela empresa fornecedora. “A empresa que faz o fornecimento teve dificuldades devido às chuvas, mas se comprometeu a realizar a entrega nos próximos dias. Com isso, vamos conseguir fazer a troca dos pranchões”, explicou
Sobre a possibilidade de construir uma ponte de concreto, o secretário destacou que isso exige projeto técnico e recursos financeiros. Ele também lembrou que há muitos pontos em situação semelhante no município. “São mais de 70 pontes de madeira, e a grande maioria está em estado precário”, afirmou.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral