Brasil repatria novo grupo de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza

Publicado em 20/05/2025 às 17:57

Compartilhe

View of palestinian flag behind barbed wire in the desert against cloudy sky.

Foto: Freepik

O governo brasileiro repatriou nesta terça-feira (20) um novo grupo de pessoas que estavam na Faixa de Gaza, composto por brasileiros e seus familiares palestinos. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Segundo nota divulgada pelo Itamaraty, o grupo — formado por 12 pessoas, incluindo seis menores de idade — chegou nesta tarde à Jordânia. A operação foi mantida em sigilo para garantir a segurança dos evacuados. Eles devem desembarcar no Brasil nesta quarta-feira (21), em voo comercial.

Esta é a primeira repatriação de brasileiros a partir de Gaza desde o fim de 2023, quando a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou as últimas operações do tipo, trazendo três grupos de brasileiros do enclave palestino.

Desde outubro de 2023, o governo federal já retirou 127 brasileiros e parentes próximos da Faixa de Gaza. No total, 1.572 pessoas foram retiradas de áreas de conflito em Israel, Cisjordânia e Gaza após manifestarem interesse em deixar a região.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a evacuação foi coordenada pelo setor consular do Itamaraty, com apoio das embaixadas do Brasil em Amã e Tel Aviv, além do Escritório de Representação em Ramala. Ao chegarem ao Brasil, os repatriados que necessitarem de acolhimento serão assistidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“O Itamaraty continua a acompanhar a situação securitária na Faixa de Gaza e desaconselha quaisquer deslocamentos à região”, informou o ministério.

Situação humanitária em Gaza

A Faixa de Gaza permanece sob intensos bombardeios por parte de Israel, com dezenas ou centenas de mortes registradas diariamente. Desde 2 de março, a região vinha enfrentando um bloqueio à entrada de ajuda humanitária.

Nesta terça-feira (20), a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que, pela primeira vez desde o início de março, militares israelenses autorizaram a entrada de 100 caminhões com alimentos e suprimentos essenciais por meio da passagem de Kerem Shalom.

“Hoje, nove dos nossos caminhões foram autorizados a entrar pela passagem de Kerem Shalom. Mas é apenas uma gota no oceano do que é urgentemente necessário, e muito mais ajuda deve ser permitida em Gaza, a partir de amanhã de manhã”, declarou Tom Fletcher, subsecretário-geral para Assuntos Humanitários e coordenador de Socorro de Emergência da ONU.

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto

WhatsApp Image 2025-07-09 at 11.51.01

Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho

Transcapixaba Hike and Fly. Fotos Divulgação (16)

Espírito Santo recebe terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly, com atletas do Brasil e do exterior

Cafe-Tres-Anas_senar-1024x683

Irmãs transformam sítio em referência na produção de café especial em Muniz Freire

Espetáculo de dança 7fm de Iker-Karrera. Foto Francisco Ares

Parque Cultural Casa do Governador recebe festival internacional ‘Dança em Trânsito’ neste domingo (13)

40555cb4-6daf-4e36-9eea-07ab25288a4f

Campanha nacional reforça testagem e prevenção das hepatites virais

IMG_5681

Estado amplia alcance de central de libras e adere ao plano nacional ‘Novo Viver sem Limite’

Encontro Capixaba Mulheres do Agro - 2024

Mulheres do agro ganham destaque na maior feira do setor no Espírito Santo