Concurso nacional reconhecerá os melhores chás do Brasil

Publicado em 18/05/2025 às 12:30

Compartilhe

chás

Foto: Freepik

Estão abertas, até o próximo dia 23, as inscrições para a segunda edição do Concurso Brasileiro de Chás. A premiação irá contemplar chás puros, blends e infusões produzidos no Brasil, refletindo a tendência de crescimento do mercado global e brasileiro das bebidas.

Como prêmio, os produtos poderão receber medalhas de bronze, prata e ouro, desde que obtenham pontuação maior que 60. Características como apresentação, aroma e sabor estão entre as principais análises. O concurso contará com uma comissão avaliadora formada por profissionais do segmento, que farão as análises técnicas.

A presidente da Comissão Julgadora, Yuri Hayashi, é pesquisadora e fundadora da Escola de Chá Embahú. Certificada pelo Shizuoka Tea Study Program (Japão) e Tea Art na China, é também sócia-fundadora da abChá e Membro Especial da World Green Tea Association (Japão).

“O Concurso chega em um momento de maturação do mercado de chá, no qual novos empreendedores e novos consumidores estão moldando uma nova forma de consumo, sem deixar de lado a jornada histórica e cultural do chá”, diz.

EVOLUÇÃO – Realizado pela primeira vez em 2017, sob o nome “Concurso Cultural Melhores Chás Brasileiros”, a premiação evoluiu e expandiu sua atuação, ganhando o nome de Concurso Brasileiro de Chás em 2023. Este ano, a competição terá mais uma novidade: também serão contemplados produtos do mercado de commodities, sob votação do público entre 01/06 a 01/08/25 no site: https://concursobrasileirodechas.com.br/. Além disso, a edição conta com o apoio da AbChá (Associação Brasileira do Chá).

Segundo levantamento do instituto de pesquisa Euromonitor International, houve um aumento significativo no consumo de chá, principalmente no Brasil, onde o consumo cresceu 25% entre 2013 e 2020. Esse crescimento quase dobra a média mundial de 13%, indicando uma tendência crescente.

CONCURSO BRASILEIRO DE CHÁS

Fonte: CBC

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta