Milhares de uruguaios se despedem de Pepe Mujica em funeral

Publicado em 16/05/2025 às 08:47

Compartilhe

54521906723_a184caa3e8_o

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O funeral do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, tem reunido milhares de pessoas no Palácio Legislativo, em Montevidéu, e deve se estender até o fim da tarde desta quinta-feira (15). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva, chegaram ao local no início da tarde. A cerimônia acontece no Salão dos Passos Perdidos, o mais imponente da sede do Congresso uruguaio.

Nas redes sociais, Lula prestou uma homenagem emocionada:
“Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos guiando pelo caminho que ele escolheu: o da luta por um mundo mais justo. E que o conforto alcance os corações de sua companheira, Lucía Topolansky, e de seu amigo e atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.”
A publicação foi acompanhada por uma foto ao lado do caixão, junto a Orsi e Lucía.

Na quarta-feira (14), antes da chegada ao velório — realizado em um dos edifícios mais simbólicos do país — o corpo de Mujica percorreu em cortejo o trajeto da Praça Independência, onde está localizada a sede da Presidência da República, até o Congresso Nacional. Para permitir que o maior número possível de uruguaios se despedisse do líder popular, a visitação foi estendida até as 23h. Chefes de Estado, como o presidente do Chile, Gabriel Boric, também estiveram presentes.

O corpo de Mujica será cremado em uma cerimônia privada, e suas cinzas serão espalhadas na chácara onde viveu, em Rincón del Cerro, nos arredores da capital, no mesmo local onde está enterrada sua cachorra Manuela — um desejo manifestado por ele. Na propriedade, Mujica levou uma vida simples e austera, cultivando flores, especialmente rosas, e árvores frutíferas.

Na terça-feira (13), data da morte do ex-presidente, o então presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias no país. Ex-senador, ex-presidente e ex-guerrilheiro contra a ditadura uruguaia, Pepe Mujica faleceu aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago. Ele se tornou um dos maiores símbolos da esquerda latino-americana.

O último encontro entre Lula e Mujica aconteceu no fim do ano passado, na chácara do uruguaio. Na ocasião, Mujica foi condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul — a mais alta honraria concedida pelo Estado brasileiro a cidadãos estrangeiros.

Fonte: Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

Veja também

d2e146ac-de9e-4549-a23c-b9e9fb6a5350

Brasil retoma produção nacional de insulina após mais de 20 anos

57e4d37e-029e-40eb-a443-efae0b39d6c3

Contaminação em ração causa a morte de 245 cavalos em quatro estados

{33CA4D14-6A8E-AB12-7C24-DD7BE8BDEBAC}

Colheita de morangos vira roteiro de lazer em Alfredo Chaves

melão-freepik

Pesquisadores do Incaper participam de obra técnica sobre cultivo do melão

coluna-vida-saudavel

Aumento preocupante dos casos de transtornos mentais nos últimos anos

motos apreendidas

Polícia Militar apreende 36 motos adulteradas em Marechal Floriano e Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2025-07-13 à(s) 10.15.53_dc4afd8a

Domingos Martins terá oficina inédita de pintura Bauernmalerei

Convento-Vila-Velha-Yuri-Barichivich

Linha de crédito para turismo no ES oferece até R$ 300 mil com juros baixos