INSS já recebeu mais de 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados

Publicado em 16/05/2025 às 08:36

Compartilhe

0d9a5875

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já registraram mais de 1 milhão de solicitações de reembolso por descontos indevidos realizados por entidades associativas.

Segundo dados divulgados na tarde desta quinta-feira (15) pelo próprio INSS, um total de 1.051.238 segurados entrou com contestação por meio da plataforma Meu INSS ou pelo telefone 135. Em contrapartida, 17.963 beneficiários informaram que os descontos foram devidamente autorizados.

Este é apenas o segundo dia de funcionamento do novo serviço que permite ao beneficiário consultar os descontos aplicados nos últimos anos e indicar se eles foram autorizados. Caso não tenham sido, o usuário pode abrir um processo administrativo para solicitar o reembolso.

Até o momento, 41 entidades associativas estão sendo contestadas. Todas possuem ou possuíam algum tipo de credenciamento junto ao INSS para aplicar os descontos nos benefícios.

Desde a última terça-feira (13), aproximadamente 9 milhões de segurados começaram a ser notificados sobre os débitos vinculados a associações. Agora, pelo serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no app Meu INSS, é possível identificar a entidade responsável pelos descontos.

Investigação em andamento

Os descontos indevidos estão sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). As instituições apuram a atuação de organizações criminosas que teriam fraudado benefícios previdenciários ao vincular segurados a associações sem autorização.

Desde ontem, mais de 4,3 milhões de usuários acessaram a plataforma Meu INSS para verificar os valores descontados. O prazo para solicitar reembolso ainda não foi definido.

As entidades contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentação individual que comprove a adesão voluntária do segurado ou, então, efetuar a devolução dos valores. Caso o pagamento seja feito, o dinheiro será encaminhado ao Tesouro Nacional, que se encarregará da restituição ao beneficiário. As associações poderão usar uma plataforma específica desenvolvida pela Dataprev para esse processo.

Desde a semana passada, os segurados que não tiveram descontos estão recebendo a seguinte mensagem:
“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”

Atenção a possíveis golpes

O INSS alerta em seu site oficial que não realiza ligações telefônicas, nem envia mensagens via SMS, e-mail, WhatsApp ou redes sociais para tratar sobre descontos de entidades associativas.

“É fundamental redobrar os cuidados com golpes! O contato oficial com os beneficiários é feito exclusivamente por meio de notificações no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links suspeitos e nunca forneça seus dados pessoais por telefone”, destacou a autarquia em nota.

Todas as informações relevantes para os cidadãos serão divulgadas apenas pelos canais oficiais do INSS, como o site institucional e as redes sociais verificadas.

Fonte: Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

Veja também

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025

capa

Acidente com carreta mata jovem e deixa pai em estado grave na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2025-07-17 at 15.22.28

Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio capixaba

2fa9206dc0a1aac38a9fb97394a4336f_lg_original_

Senar-ES abre processo seletivo com vagas para nível médio e superior em vários municípios

{CE3EACD5-CC8C-626D-C78D-4BE32D13EAAD}

Conheça as candidatas à Rainha e Princesas da 50ª Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves