Papa Leão XIV convoca jornalistas à defesa da paz e da liberdade de expressão

Publicado em 12/05/2025 às 13:37

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-05-08 à(s) 14.21.46_bf7b0525

Foto: Vatican News

Em sua primeira entrevista coletiva, o papa Leão XIV fez um apelo aos profissionais da imprensa por uma comunicação pautada pela verdade, pelo respeito e pela responsabilidade. Ele pediu que a busca por consenso não se sobreponha à integridade da mensagem, e que jornalistas evitem linguagem agressiva, competição desleal e a separação entre verdade e amor.

“A paz começa em cada um de nós: na forma como olhamos, ouvimos e falamos dos outros. Nesse sentido, a maneira como comunicamos tem papel fundamental. É preciso rejeitar a guerra das palavras e das imagens, e dizer não ao paradigma do conflito”, declarou, segundo comunicado do Vaticano.

O papa também lembrou os jornalistas presos em diversas partes do mundo por exercerem seu trabalho e defendeu a libertação desses profissionais.

“A Igreja reconhece neles verdadeiras testemunhas. Penso naqueles que cobrem guerras arriscando a própria vida, na coragem de quem defende a dignidade humana, a justiça e o direito dos povos à informação. Somente sociedades bem informadas podem fazer escolhas livres. O sofrimento desses jornalistas questiona a consciência das nações e da comunidade internacional, e nos convoca a proteger a liberdade de expressão e de imprensa”, afirmou.

Durante a conversa com os jornalistas, Leão XIV reconheceu os desafios enfrentados pela profissão, especialmente em tempos difíceis. Segundo ele, esses desafios exigem coragem e compromisso, e não podem ser ignorados.

“A Igreja deve encarar os desafios do presente, assim como o jornalismo e a comunicação precisam estar em sintonia com o seu tempo. Como disse Santo Agostinho: ‘Vivamos bem e os tempos serão bons. Nós somos os tempos’.”

Por fim, o pontífice destacou que um dos grandes desafios da imprensa atual é promover uma comunicação que supere divisões e confusões, evitando discursos ideológicos e sem empatia.

“O trabalho de vocês é essencial. As palavras que escolhem e o estilo que adotam têm impacto direto sobre o mundo que construímos juntos.”

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana