Papa Leão XIV convoca jornalistas à defesa da paz e da liberdade de expressão

Publicado em 12/05/2025 às 13:37

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-05-08 à(s) 14.21.46_bf7b0525

Foto: Vatican News

Em sua primeira entrevista coletiva, o papa Leão XIV fez um apelo aos profissionais da imprensa por uma comunicação pautada pela verdade, pelo respeito e pela responsabilidade. Ele pediu que a busca por consenso não se sobreponha à integridade da mensagem, e que jornalistas evitem linguagem agressiva, competição desleal e a separação entre verdade e amor.

“A paz começa em cada um de nós: na forma como olhamos, ouvimos e falamos dos outros. Nesse sentido, a maneira como comunicamos tem papel fundamental. É preciso rejeitar a guerra das palavras e das imagens, e dizer não ao paradigma do conflito”, declarou, segundo comunicado do Vaticano.

O papa também lembrou os jornalistas presos em diversas partes do mundo por exercerem seu trabalho e defendeu a libertação desses profissionais.

“A Igreja reconhece neles verdadeiras testemunhas. Penso naqueles que cobrem guerras arriscando a própria vida, na coragem de quem defende a dignidade humana, a justiça e o direito dos povos à informação. Somente sociedades bem informadas podem fazer escolhas livres. O sofrimento desses jornalistas questiona a consciência das nações e da comunidade internacional, e nos convoca a proteger a liberdade de expressão e de imprensa”, afirmou.

Durante a conversa com os jornalistas, Leão XIV reconheceu os desafios enfrentados pela profissão, especialmente em tempos difíceis. Segundo ele, esses desafios exigem coragem e compromisso, e não podem ser ignorados.

“A Igreja deve encarar os desafios do presente, assim como o jornalismo e a comunicação precisam estar em sintonia com o seu tempo. Como disse Santo Agostinho: ‘Vivamos bem e os tempos serão bons. Nós somos os tempos’.”

Por fim, o pontífice destacou que um dos grandes desafios da imprensa atual é promover uma comunicação que supere divisões e confusões, evitando discursos ideológicos e sem empatia.

“O trabalho de vocês é essencial. As palavras que escolhem e o estilo que adotam têm impacto direto sobre o mundo que construímos juntos.”

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo