Exposição que celebra centenário de Maestro Willy fica até dia 15 de abril em Domingos Martins

Publicado em 10/04/2025 às 08:07

Compartilhe

Maestro Willy - Julio Huber

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Julio Huber e Marcos Miertschink

O legado musical de Guilherme José Brickwedde, o eterno “Seu Willy”, continua a influenciar a identidade cultural de Domingos Martins, mesmo após sua partida, ocorrida em 4 de novembro de 2018. Suas músicas ainda ecoam pelas montanhas e ruas da cidade, impactando festas e cerimônias locais.

Seu nome é sinônimo de respeito, e o som de sua banda permanece como uma memória viva de sua paixão pela arte. A contribuição de Willy, como afirmam amigos e colegas, vai além da música, estendendo-se à construção de uma tradição cultural transmitida de geração em geração.

Para celebrar o centenário de seu nascimento, em março foi inaugurada uma exposição no antigo Hotel Imperador em sua homenagem. A mostra reúne registros históricos, partituras, instrumentos e documentos que relembram a trajetória de um dos maiores nomes da cultura local. A visitação é gratuita e segue até a próxima terça-feira (15).

Nascido em 2 de março de 1925, Seu Willy foi um pilar do desenvolvimento cultural de Domingos Martins, especialmente na música. Autodidata, aprendeu diversos instrumentos e fundou, em 1957, a Banda Cultural Martinense, que se tornou um símbolo da comunidade.

Além de talentoso músico, compôs obras marcantes como o Hino do Município de Domingos Martins e o Hino do Centenário da Igreja Luterana. Também se destacou como poeta e contista e foi idealizador do tradicional Carnaval de Rua de Campinho.

Sob sua liderança, a banda reuniu cerca de 200 músicos, sempre mantendo um espírito de união e voluntariado. Seu último desejo “Não deixem a banda morrer”, segue sendo honrado pelos atuais regentes, Jarbas Rocha e Pablo Monteiro de Assunção, e pelos 19 integrantes do grupo.

Ronaldo Salles de Sá, integrante do Grupo Cultural Martinense, destaca a eterna influência de Willy. “O legado dele continua a nos influenciar, mantemos as músicas que ele compôs e o espírito de adaptação que ele nos ensinou”, explica.

O músico também relembra que o maestro sempre dizia que o importante era o que se ouvia, e não o que estava escrito, pois a execução precisava fazer sentido para o grupo. “Hoje, estamos ampliando nosso trabalho com parcerias, como a realizada com o Sicoob, o que permite a interação com grupos de dança, algo que ele sempre desejou”, afirma.

Ronaldo também compartilha suas lembranças pessoais. “Convivi com ele por cerca de 12 anos e fui sempre muito bem recebido. Ele era rigoroso, mas justo e carismático. Sua maior preocupação era manter a música viva. Hoje, seguimos renovando o grupo e atraindo novos músicos para manter essa memória viva”, conclui.

Além de seu trabalho musical, Willy sempre valorizou a cultura local, resgatando canções de raiz alemã e italiana, além de composições sacras que ainda são executadas nas celebrações da Igreja Luterana. Desde a primeira apresentação do grupo na Festa da Colheita, em 1957, essa tradição é mantida, e o grupo também participa todos os anos da Festa de Corpus Christi em Paraju.

O centenário de Guilherme José Brickwedde é uma celebração de um legado imensurável. Seu amor pela música e pela cultura continua vivo em cada nota tocada pela Banda Cultural Martinense e em cada pessoa que teve o privilégio de conhecê-lo.

Serviço:

Exposição em Homenagem ao Centenário do Sr. Guilherme José Brickwedde, o Maestro Willy

Local: antigo Hotel Imperador, Centro, Domingos Martins

Data: até 15 de abril

Entrada: gratuita

Veja também

bebidas irregulares

Mais de 1.300 litros de bebidas irregulares são apreendidos

estaçoes meteorologicas

Mais de 600 estações meteorológicas do Brasil serão modernizadas

teleconsulta sus

Teleconsultas no SUS: uso da tecnologia beneficia mais de 20 mil capixabas no primeiro semestre do ano

sus x planos de saude

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de setembro

cats

Espírito Santo fecha mês de julho com menor número de homicídios desde 1996

forças de segurança es

Forças de segurança alcançam 300 prisões de foragidos com uso de reconhecimento facial no Espírito Santo

blade-grass-with-water-droplets

Regiões produtoras de grãos no Brasil são beneficiadas com condições climáticas

Newborn baby boy sucking milk from mothers breast. Portrait of mom and breastfeeding baby. Concept of healthy and natural baby breastfeeding nutrition.

‘Agosto Dourado’: hospitais estaduais promovem ações ao longo do mês em prol do aleitamento materno