Chuva perde força no Espírito Santo após temporais no fim de semana

Publicado em 08/04/2025 às 14:11

Compartilhe

Vitoria-Praia-Espirito-Santo-Turismo-Julio-Huber-768x1024-2-768x693

Foto: Julio Huber

A passagem recente de uma frente fria provocou chuvas intensas em diversas regiões do Espírito Santo. Em algumas localidades, os acumulados superaram os 100 mm, chegando até 200 mm em apenas 48 horas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média normal de precipitação para o mês de abril no estado varia entre 100 mm e 140 mm.

Em Vila Velha, o INMET registrou 116,4 mm de chuva entre 9h do dia 6 e 9h do dia 7 de abril de 2025 – o maior volume de chuva do Brasil nesse intervalo. Em Alfredo Chaves, foram 97,6 mm, e em Vitória, 63,8 mm.

Anúncio

Entre 18h30 de sábado (5) e 18h30 de segunda-feira (7), o acumulado chegou a 225 mm na região de Guarapari, na parte sul da Grande Vitória, conforme dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). No mesmo período, foram registrados 119,5 mm em Serra, 102,1 mm em Castelo, 101,0 mm em Rio Novo do Sul e 74 mm em Presidente Kennedy.

Com essas chuvas, o acumulado de abril em Vitória atingiu 101,8 mm, aproximando-se da média histórica do mês, que é de 123 mm. Em Vila Velha, o total já chega a 140,2 mm, enquanto em Alfredo Chaves o índice alcançou 145,2 mm nos primeiros sete dias do mês.

Frente fria se afasta e tempo melhora

A frente fria responsável pelas fortes chuvas já se deslocou para o litoral da Bahia, e as áreas de instabilidade começam a perder força sobre o Espírito Santo nesta terça-feira. O tempo melhora, com o retorno do sol e pouca chance de chuva, sem risco de temporais.

Anúncio

Na quarta e quinta-feira, o estado terá períodos de sol, com possibilidade de chuvas isoladas, principalmente no litoral, mas sem potencial para causar transtornos. No entanto, a previsão indica um aumento na chance de chuva a partir de sexta-feira.

Fonte: Climatempo

Veja também

WhatsApp-Image-2026-08-04-at-10.40.10

Ufes lança comitê para integrar ciência e gestão na prevenção de desastres climáticos

1

Bosque das Cerejeiras atinge auge da florada e encanta visitantes em Alfredo Chaves

Pai recebe presente dos filhos_crédito MAGNIFIC

Dia dos Pais deve movimentar R$ 197,4 milhões no comércio do Espírito Santo

Amiatta Lodge - Poda da uva (1)

Amiatta Lodge realiza poda das videiras e avança na implantação do empreendimento turístico

vacina- magnific

Campanha Nacional de Multivacinação 2026 começa com vacinação gratuita em todo o país

Cafe-em-flor-Julio-Huber

El Niño forte pode antecipar florada do café e aumentar riscos à saúde

stiagem-Seca - magnifica

El Niño ganha força em agosto e aumenta risco de chuva intensa no Sul e calor no Sudeste

unnamed

Selah Chocolate conquista prêmio inédito e leva o Brasil ao pódio mundial da chocolateria