População da Região Serrana solicita fortalecimento da segurança com novo batalhão

Publicado em 04/04/2025 às 10:15

Compartilhe

corpo_48446_APSegurancaWanderleyAraujo

Foto: Wanderley Araúo

Durante audiência pública da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales), realizada na noite desta quinta-feira (3), em Afonso Cláudio, Região Serrana do Espírito Santo, moradores e lideranças políticas solicitaram o apoio da comissão para intermediar junto ao governador Renato Casagrande (PSB) a transformação da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada no município, em um batalhão da PM.

A proposta também beneficiaria os municípios de Conceição do Castelo, Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante, que atualmente compõem a área de atuação da 2ª Companhia.

O prefeito de Afonso Cláudio, Luciano Pimenta (PP), informou que a Câmara Municipal já autorizou a doação de um terreno de 4.000 m² para a construção da nova unidade.

“O próprio governador sugeriu que a prefeitura cedesse um terreno para o batalhão. Já há intenção por parte dele em construir, mas queremos que ele nos receba para acelerar esse processo. Esta audiência é muito importante nesse sentido”, afirmou o prefeito.

Segurança e estrutura

A tenente-coronel Marinete Félix Cordeiro, representante da PM na audiência, destacou que a criação do batalhão será fundamental para reduzir os índices de violência na região, que enfrenta altos números de furtos, homicídios e tráfico de drogas.

Ela lembrou que, apesar da necessidade já existente, a companhia atua de forma independente há 33 anos. “Estamos na torcida pela viabilização do batalhão. Isso fortalecerá significativamente os trabalhos da Polícia Militar”, declarou.

Marinete acrescentou que o 5º CPOR, ao qual está subordinada, abrange não apenas os quatro municípios da região, mas um total de 18 cidades da Região Serrana. Antes de ser promovida a tenente-coronel, ela comandou a 2ª Companhia em Afonso Cláudio, sendo reconhecida como uma profunda conhecedora dos desafios da segurança pública local, especialmente em áreas de produção de café.

Violência no campo

O cafeicultor Paulo Dann se mostrou esperançoso com a possível instalação do batalhão. “Durante a colheita do café, a violência aumenta muito. São frequentes os furtos, roubos de cargas e até de veículos na zona rural. A companhia faz o que pode, mas com um batalhão, teremos mais policiais, viaturas e um reforço no setor de inteligência”, observou.

O vice-presidente da Comissão de Segurança, deputado Coronel Weliton (PRD), garantiu que os parlamentares vão intermediar uma reunião entre os líderes regionais e o governador.

“Estamos engajados nessa causa. O governador Renato Casagrande tem priorizado a segurança pública, e acredito que ele vai acelerar a instalação do batalhão em Afonso Cláudio”, afirmou o deputado.

Também participaram da audiência vice-prefeitos, vereadores da região, representantes da Promotoria de Justiça, da OAB, das polícias Civil e Rodoviária Federal, além de membros dos conselhos municipais de segurança dos municípios atendidos pela 2ª Companhia Independente da PM.

Texto: Wanderley Araújo/ Fonte: ALES

Veja também

Barragem Liberdade, em Marilândia. Foto Fred Loureiro - Secom

Governo do ES lança crédito inédito para construção de pequenas barragens em áreas rurais

moto apreendida

Motocicleta com mais de R$ 205 mil em subsídios é localizada com monitoramento do Cerco Inteligente

WhatsApp Image 2025-05-20 at 16.24.50

Governo do ES investe R$ 34,4 milhões em alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1

Trump anuncia possível início imediato de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Florestal

Desmatamento no Espírito Santo cai mais de 60% em 2024, aponta relatório

IAAP - comite gestor

Governo do ES reforça vigilância após registro de gripe aviária em granja no RS

View of palestinian flag behind barbed wire in the desert against cloudy sky.

Brasil repatria novo grupo de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza

Imagem do WhatsApp de 2025-05-20 à(s) 17.33.49_746b9d051

Jaguatirica é encontrada morta após ser atropelada em Domingos Martins