Abril Verde: Fortalecendo a saúde e segurança dos trabalhadores rurais

Publicado em 01/04/2025 às 09:24

Compartilhe

18619

Foto: Freepik

Durante o mês de abril, acontece o Abril Verde, uma campanha voltada para a intensificação das ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste ano, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat), destaca a importância do cuidado e da promoção da saúde dos trabalhadores rurais em todo o Espírito Santo, buscando reduzir os riscos presentes em seu ambiente de trabalho.

Em 2024, foram notificados 11.803 acidentes de trabalho no Estado pelo sistema e-SUS Vigilância em Saúde (VS), sendo que aproximadamente 14% (1.650) envolveram trabalhadores rurais. Além disso, esse grupo se destaca nas análises de doenças e agravos relacionados ao trabalho, incluindo intoxicações exógenas, acidentes com animais peçonhentos, câncer ocupacional e dermatose.

“Cerca de 11% da população capixaba é composta por trabalhadores rurais, que atuam na agricultura e na pecuária, estando constantemente expostos a diversos riscos. O Abril Verde deste ano busca sensibilizar os profissionais de saúde e demais setores para um olhar mais atento à saúde desses trabalhadores, incentivando a promoção e prevenção da saúde e a redução de acidentes”, afirmou Frederico de Freitas, chefe do Nevisat.

Entre as iniciativas programadas para abril, a Sesa promoverá o III Simpósio Capixaba de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no dia 30, com o tema “Mudanças Climáticas e a Saúde dos Trabalhadores Rurais: desafios e perspectivas”. O evento tem o objetivo de mobilizar a sociedade e os profissionais da área para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “Escolhemos esse tema pela sua relevância. O mundo tem enfrentado eventos climáticos extremos que afetam diversas categorias de trabalhadores, especialmente os rurais”, destacou Frederico de Freitas.

Além do Simpósio, serão realizados webinários nos dias 09, 16 e 23 de abril, abordando os temas: Câncer Relacionado ao Trabalho, Intoxicações Exógenas e Acidentes de Trabalho, respectivamente.

Nos dias 08 e 15 de abril, profissionais da Sesa, em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) do Trabalho Seguro, visitarão os municípios de Colatina e Venda Nova do Imigrante para promover ações voltadas à saúde dos trabalhadores rurais. O grupo inclui representantes da Sesa, do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES), do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Fundacentro.

Saúde dos Trabalhadores Rurais

A atenção à saúde dos trabalhadores rurais no Abril Verde deste ano reflete os altos índices de doenças e agravos ocupacionais registrados no Espírito Santo. Segundo o Censo 2010 do IBGE, 11% da população capixaba são trabalhadores rurais. Em 2024, 14% dos mais de 11,8 mil acidentes de trabalho notificados envolveram esse grupo.

O Nevisat identificou que trabalhadores rurais representaram 63% dos 2.179 acidentes com animais peçonhentos no Estado. Também responderam por 47% das 615 intoxicações exógenas relacionadas ao trabalho, 87% dos 926 casos de câncer ocupacional e 85% dos 547 casos de dermatoses ocupacionais.

“Os dados podem estar subnotificados, pois há dificuldade em associar o adoecimento ao trabalho. Nosso objetivo é intensificar capacitações para notificação e prevenção, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro”, afirmou Frederico de Freitas.

Aumento nas Notificações de Agravos e Doenças Ocupacionais

Em 2024, houve um aumento de 42% nas notificações de acidentes de trabalho no Espírito Santo, subindo de 4.957 em 2023 para 11.803. O crescimento reflete a atuação dos profissionais de saúde na identificação de agravos ocupacionais.

“As notificações são fundamentais para direcionarmos ações de prevenção e redução de acidentes. Trabalhamos continuamente na capacitação dos profissionais para que possam identificar os agravos em tempo oportuno”, explicou Frederico de Freitas.

Os principais agravos e doenças relacionados ao trabalho em 2024 foram: acidentes de trabalho, acidentes com animais peçonhentos, exposição a material biológico, câncer ocupacional e intoxicação exógena. Os homens representaram 75,6% das notificações, sendo que 76% dos casos envolviam trabalhadores entre 20 e 49 anos.

As ocupações mais afetadas por acidentes de trabalho foram: trabalhador volante da agricultura, pedreiro e técnico de enfermagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral