Pesquisadores avaliam métodos para o controle do maruim em Alfredo Chaves

Publicado em 24/03/2025 às 16:41

Compartilhe

{BD0DE8CE-BCBD-BBC3-4ABC-2868734E5CED}

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves estabeleceu uma parceria com o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para desenvolver uma pesquisa focada no controle dos Culicoides, conhecidos como maruim.

Atualmente, 11 pesquisadores dessas instituições estão analisando as comunidades mais afetadas pelo inseto, realizando a coleta de amostras e aplicando produtos para testes. A Secretaria de Saúde do município cedeu uma sala, que foi adaptada pela equipe para ser transformada em laboratório, apoiando o estudo.

De acordo com os pesquisadores, a pesquisa está na segunda fase, que consiste na coleta, identificação e teste de diferentes substâncias para avaliar a eficácia de inseticidas. O próximo passo será encaminhar as amostras para um exame detalhado no laboratório da Fiocruz, o que permitirá uma avaliação mais precisa dos resultados.

“O estudo nos oferece dados importantes para aprimorar a estrutura da Vigilância do Oropouche, implementar medidas de controle mais eficazes do vetor e, assim, reduzir o número de casos da doença, além de melhorar a qualidade de vida da população que tem sofrido com a alta infestação”, afirma Rodrigo Pinheiro, veterinário do Ministério da Saúde.

O Espírito Santo foi o estado com o maior número de casos notificados de Oropouche em 2024, incluindo óbitos.

No município de Alfredo Chaves, segundo a equipe de pesquisa, a densidade do vetor está muito alta. Coletas realizadas em dezembro revelaram que muitas amostras de Culicoides paraensis testaram positivas para o vírus do Oropouche.

Equipe multidisciplinar:

  • Jéssica Gouvea / Fiocruz – bióloga
  • Quesia Amorim / Fiocruz – bióloga
  • José Bento / Fiocruz – biólogo
  • Vincent Corbel / IRD – biólogo
  • Rodrigo Pinheiro / CGARB-MS – veterinário
  • Lesliane de Amorim / CGARB-MS – enfermeira
  • Karina Bertazo / Sesa – bióloga
  • Ailton Mirandoli / agente de saúde – Sesa
  • Ubiraci Miranda / agente de saúde – Sesa
  • Saulo Crema / agente de saúde – Sesa

Texto: Dirceu Cetto | Fonte: PMAC

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos