Trump Culpa Irã pelos Ataques dos Houthis e Anuncia Consequências Severas

Publicado em 18/03/2025 às 16:05

Compartilhe

273972

Foto: Freepik

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, responsabilizou o Irã pelos ataques do grupo rebelde Houthi em uma postagem na rede social Truth Social nesta segunda-feira (17). De forma ameaçadora, Trump afirmou que qualquer ataque realizado pelos Houthis será considerado uma ação do Irã, e prometeu “consequências terríveis”.

Em sua publicação, Trump afirmou: “O Irã se faz de ‘vítima inocente’ de terroristas desonestos, sobre os quais alegam não ter controle, mas isso não é verdade. Eles controlam cada movimento, fornecendo armas, dinheiro e equipamentos militares sofisticados, além da chamada ‘Inteligência’. A partir de agora, cada disparo dos Houthis será considerado como se fosse disparado das armas e pela liderança do Irã. O Irã será responsabilizado e sofrerá as consequências, que serão terríveis!”

Os Estados Unidos realizaram novos ataques aéreos contra os Houthis no Iêmen nesta segunda-feira, conforme relatado pela TV Al Masirah, ligada ao grupo rebelde. Este bombardeio faz parte de uma operação em larga escala, autorizada pelo presidente americano no sábado (15). O número de mortos já ultrapassa 50, tornando-se a maior ofensiva militar dos EUA no Oriente Médio desde o retorno de Trump à Casa Branca.

Desde que voltou ao cargo, Trump restabeleceu sua política de “pressão máxima” contra o Irã, intensificando sanções para forçar o país a negociar seu programa nuclear. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, nega que o país esteja produzindo armas nucleares e considera os apelos dos EUA como “pura enganação”.

Trump também declarou: “Que ninguém se engane! Os ataques dos Houthis – mafiosos e bandidos baseados no Iêmen, odiados pelo povo iemenita – são comandados e criados pelo Irã. Qualquer ataque ou retaliação adicional dos Houthis será respondido com grande força, e não há garantias de que essa força pare por aí.”

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que os ataques contra os Houthis continuarão até que o grupo seja completamente desmobilizado. “O objetivo é acabar com os disparos contra a navegação em uma via tão estratégica, garantindo a liberdade de navegação, que é um interesse nacional dos EUA. O Irã tem capacitado os Houthis por tempo demais. É hora de recuar”, disse Hegseth.

Um oficial do governo dos EUA disse à Reuters que os ataques no Iêmen podem se prolongar por semanas.

Em resposta, o gabinete político dos Houthis classificou os ataques dos EUA como um “crime de guerra” e prometeu retaliar. Yahya Sarea, porta-voz do grupo, afirmou que um segundo ataque foi lançado contra o porta-aviões americano USS Harry Truman com mísseis balísticos e de cruzeiro. No entanto, o Exército dos EUA não confirmou a ofensiva.

Os Houthis, que fazem parte do “Eixo da Resistência” (uma rede de grupos alinhados ao Irã, incluindo o Hezbollah libanês e o Hamas), intensificaram seus ataques a navios militares e comerciais no Mar Vermelho, após o início da guerra entre Israel e o Hamas em 2023. Desde então, mais de 100 ataques foram registrados, resultando no afundamento de dois navios e na morte de quatro marinheiros. As ofensivas diminuíram com o cessar-fogo em Gaza, mas foram retomadas na última quarta-feira (12), após Israel restringir a entrada de ajuda humanitária ao enclave palestino.

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana