Espírito Santo lidera cobertura vacinal contra HPV e Influenza em 2024

Publicado em 14/03/2025 às 08:44

Compartilhe

2148801363

Foto: Freepik

O Espírito Santo se destaca como o estado com a maior cobertura vacinal contra o HPV em 2024, tanto para meninas quanto para meninos. Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que o estado alcançou uma cobertura de 98,64% entre meninas de 9 a 14 anos e 89,75% entre meninos da mesma faixa etária.

Os números superam significativamente a média nacional, que é de 82,33% para meninas e 66,76% para meninos. A meta estabelecida para a vacinação contra o HPV é de 90%. As informações são da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

“Mesmo sendo dados preliminares, temos muito a comemorar. O Espírito Santo ocupa o primeiro lugar na cobertura vacinal contra o HPV em ambos os públicos, refletindo o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com os 78 municípios capixabas. Esse resultado é fruto do esforço contínuo na recuperação das coberturas vacinais, consolidando uma importante estratégia para a saúde pública no Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Estratégias para Ampliação da Cobertura

Em 2024, o Ministério da Saúde adotou o esquema de dose única da vacina contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A vacina previne o câncer cervical e outras doenças relacionadas ao Papilomavírus Humano.

Segundo Danielle Grillo, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, esse avanço é resultado do trabalho conjunto entre as áreas da Saúde e Educação. “A vacinação de adolescentes depende diretamente da ampliação da oferta fora das Unidades Básicas de Saúde, como por meio de campanhas em escolas. O sucesso da cobertura vacinal contra o HPV está diretamente ligado a essa abordagem intersetorial”, explicou.

A obrigatoriedade da apresentação do Cartão de Vacinação no ato da matrícula escolar, prevista pela Lei Estadual nº 10.913/2018, fortaleceu essa iniciativa desde 2019. Grillo acredita que, com a consolidação dos dados, o Espírito Santo pode alcançar a meta de 90% também para o público masculino.

“Ao longo dos últimos três anos, investimos na qualificação dos dados de vacinação por meio do sistema ‘Vacina e Confia’. Além disso, os municípios estão altamente engajados com a Secretaria da Saúde nas estratégias de imunização. O trabalho conjunto tem sido inspirador”, destacou a coordenadora.

No Brasil, a vacina contra o HPV é produzida pelo Instituto Butantan. De caráter quadrivalente, protege contra os tipos 6 e 11 (associados a verrugas anogenitais) e os tipos 16 e 18 (relacionados a cânceres do colo do útero, pênis, ânus e cavidade oral).

Espírito Santo Também Lidera Cobertura contra Influenza

Na campanha de vacinação contra a Influenza em 2024, o Espírito Santo obteve a maior cobertura vacinal do país, atingindo 69,03% da população-alvo. Apesar do primeiro lugar entre os estados e o Distrito Federal, o índice ainda está abaixo da meta nacional de 90%. A média nacional ficou em 55,15%.

“A desinformação gerada pelas fake news durante a pandemia da Covid-19 tem impactado negativamente a adesão à vacina contra a gripe. Muitos ainda confundem a vacina da Influenza com a da Covid, o que reduz a procura. Precisamos reverter essa percepção, especialmente entre os idosos, que historicamente sempre atingiram as metas antes dos demais grupos”, ressaltou Danielle Grillo.

Em 2024, a cobertura vacinal entre idosos com mais de 60 anos foi de 53,46%. Já o único grupo que superou a meta foi o de crianças, com 106,09%.

Recuperação das Coberturas Vacinais

O esforço conjunto da Secretaria da Saúde e dos municípios resultou em avanços significativos na cobertura vacinal de diversas vacinas prioritárias para crianças menores de 2 anos. Das dez vacinas previstas no Plano Estadual de Saúde, seis superaram suas metas:

  • BCG – 93,79% (meta de 90%)
  • Rotavírus – 94,82% (meta de 90%)
  • Pentavalente – 95,15% (meta de 95%)
  • Meningo C – 96,06% (meta de 95%)
  • Pneumo 10 – 98,30% (meta de 95%)
  • Tríplice Viral – 96,98% (meta de 95%)

Além disso, a vacina da Poliomielite (VIP) atingiu 94,63%, ficando próxima da meta de 95%.

As vacinas contra Febre Amarela (72,35%), Hepatite A (85,79%) e Varicela (60%) não atingiram as metas estabelecidas (95%). No caso da Hepatite A e da Varicela, o desabastecimento de doses em todo o país impactou diretamente os índices de cobertura.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral