As inscrições para a Olimpíada de Matemática seguem até segunda-feira (17)

Publicado em 13/03/2025 às 16:07

Compartilhe

16368

Foto: Freepik

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil têm até o dia 17 de março para realizar a inscrição na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Reconhecida como a maior competição científica do país, a olimpíada é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

Para se inscrever, as escolas devem acessar o site www.obmep.org.br, preencher a ficha de inscrição, informar o código MEC/INEP e criar uma senha de acesso. O regulamento, que inclui informações sobre condições, prazos, datas e regras para a participação, também está disponível no site.

Anualmente, a Obmep reúne mais de 18 milhões de estudantes. Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Este ano, a olimpíada celebra sua 20ª edição.

Provas

A competição é dividida em duas fases. A primeira fase consiste em uma prova objetiva com 20 questões, que será aplicada no dia 3 de junho. A segunda fase, para os classificados da primeira etapa, contará com uma prova discursiva de seis questões, a ser realizada em 25 de outubro.

As questões são adaptadas ao nível escolar dos participantes. O nível 1 é destinado aos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental; o nível 2, para os do 8º e 9º ano; e o nível 3, para o ensino médio.

Os resultados da segunda fase serão divulgados no dia 1º de agosto, e os vencedores da competição serão conhecidos em 22 de dezembro.

Premiação

A Obmep premiará 8.450 estudantes com medalhas nacionais: 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.

Os alunos premiados a nível nacional serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que visa incentivar o desenvolvimento acadêmico. Os alunos de escolas públicas receberão uma bolsa no valor de R$ 300.

Além disso, serão distribuídas 20.500 medalhas estaduais para os estudantes com melhor desempenho em cada estado.

Os professores também serão reconhecidos. Ao todo, 969 educadores serão premiados, recebendo, além de um diploma e livro de apoio, uma medalha de ouro especial. Os professores premiados ainda concorrerão a oito viagens.

Fonte: Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral