Putin concorda com cessar-fogo na Ucrânia, mas impõe condições

Publicado em 13/03/2025 às 15:38

Compartilhe

154495

Foto: Freepik

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (13) que concorda com a proposta de um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia, sugerido pelos Estados Unidos, mas que os detalhes precisam ser definidos.

Durante uma entrevista coletiva no Kremlin, após conversas com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, Putin destacou que o cessar-fogo deve ser um passo para uma paz duradoura. “Concordamos com as propostas para cessar as hostilidades. Mas partimos do princípio de que essa cessação deve ser tal que leve a uma paz de longo prazo e elimine as causas originais desta crise”, afirmou.

Putin também levantou questões sobre a viabilidade de um cessar-fogo, como a quem caberia garantir que ele seria cumprido, dado que a fronteira entre a Rússia e a Ucrânia tem mais de 2 mil quilômetros de extensão. Ele ainda sugeriu que a Ucrânia poderia usar os 30 dias de paz para reorganizar suas tropas e treinar novas unidades. “Como os problemas de verificação serão resolvidos? E como teremos a garantia de que nada assim ocorrerá? A ideia em si é correta e certamente apoiamos, mas há perguntas que precisamos discutir e pensar”, concluiu.

Putin também agradeceu a Donald Trump pelos esforços para acabar com a guerra, afirmando: “A ideia é correta, e certamente a apoiamos. Mas há questões que precisamos discutir. Acho que devemos conversar com nossos colegas americanos também.” Ele indicou que poderia ligar para Trump para discutir o assunto, reafirmando o apoio à ideia de resolver o conflito de forma pacífica.

Na Casa Branca, na quarta-feira (12), Trump afirmou esperar que o Kremlin aceitasse a proposta dos EUA.

O Conflito

Em 2022, a Rússia enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia, o que desencadeou o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Guerra Fria. Já são três anos de conflito. Desde meados de 2024, as forças russas avançam e controlam quase um quinto do território ucraniano.

Ainda na quarta-feira (13), Putin usou um uniforme de camuflagem verde para visitar um posto de comando na região de Kursk, no oeste da Rússia, onde as forças russas devem forçar a perda da posição ucraniana após uma grande ofensiva. Durante a coletiva desta quinta-feira, Putin afirmou que os ucranianos em Kursk têm duas opções: “morrer ou serem capturados”.

Entre as principais razões apontadas pela Rússia para o conflito estão a expansão da OTAN para o leste europeu, a possibilidade de a Ucrânia aderir à aliança militar e a contestação do direito da Ucrânia à soberania independente da Rússia.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo