Mês da Mulher: campanha alerta para cuidados com doenças que afetam o sistema reprodutor feminino

Publicado em 07/03/2025 às 09:57

Compartilhe

6611

Foto: Freepik

Março é um mês importante para a saúde feminina, pois além do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado (08/03), também é promovida uma campanha nacional de conscientização: o “Março Amarelo e Lilás”. O movimento alerta para a prevenção do câncer do colo do útero (CCU) e da endometriose, doenças que afetam o sistema reprodutor feminino. 

A Unimed Vitória, cooperativa de saúde, reforça a importância de ficar atenta aos sinais para o diagnóstico precoce e o tratamento dessas condições que atingem tantas mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil.  

O câncer do colo do útero, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas dos cânceres de mama e colorretal. Além disso, é a quarta principal causa de morte por câncer entre elas no Brasil. Ainda de acordo com o INCA, a estimativa é de mais de 17 mil novos casos de CCU por ano no país. 

Endometriose 

“A endometriose é uma doença benigna que ocorre quando o endométrio cresce fora do útero. Os principais sintomas são cólicas menstruais intensas, desconforto durante as relações sexuais, dores e sangramentos intestinais e urinários”, explica a ginecologista e obstetra da Unimed Vitória, Anna Bimbato. 

A médica conta que, por ser uma doença de difícil diagnóstico, é imprescindível manter consultas regulares com ginecologista para aumentar a chance de identificar o quanto antes. “Não é possível prevenir totalmente a endometriose, mas dá para diminuir a possibilidade de desenvolver a doença. Para isso, é importante adotar hábitos saudáveis e realizar consultas regulares com um ginecologista”, orienta Bimbato.  

De acordo com a especialista, entre os hábitos que devem ser evitados para aliviar os sintomas, estão: consumo excessivo de álcool, cafeínas, alimentos processados ou inflamatórios – como a farinha refinada, o açúcar, a carne vermelha e o leite -, falta de atividade física e estresse.  

Câncer do colo de útero

“O câncer do colo de útero, também chamado de câncer cervical, na maioria dos casos está relacionado à infecção pelo vírus HPV, que pode ser transmitido por via sexual e promove alterações no DNA das células, favorecendo o desenvolvimento do câncer. É mais frequente em mulheres entre 40 e 60 anos”, disse a coordenadora médica da Unimed Oncologia, Morgana Stelzer Rossi.  

Segundo a oncologista, os sintomas incluem sangramento vaginal após a relação sexual e entre os ciclos menstruais, corrimento e dor abdominal. “A principal forma de prevenção está associada à vacinação do HPV e ao uso de preservativo nas relações sexuais. O diagnóstico pode ser identificado através do exame Papanicolau”, afirma Rossi.  

O Papanicolau, conhecido popularmente como “preventivo”, deve ser feito todos os anos por mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos. As mulheres grávidas também podem fazer o preventivo. “Quando é descoberto na fase inicial, o câncer do colo do útero tem 100% de chance de cura. O tratamento pode incluir radioterapia, quimioterapia e cirurgia”.  

Fonte: ASCOM

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima