Trump anuncia novas tarifas ao Brasil: ‘taxas recíprocas’

Publicado em 05/03/2025 às 09:06

Compartilhe

45_donald_trump the whinte house

Foto: White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou no Congresso americano na noite desta terça-feira (4), destacando uma série de medidas que, segundo ele, mostram que os EUA “estão de volta”. Entre as mudanças anunciadas, estão novas tarifas comerciais para países parceiros, incluindo o Brasil.

Ao mencionar a implementação de “tarifas recíprocas” para parceiros comerciais, Trump citou Brasil, Canadá, Índia e China, informando que as novas taxas começarão a valer a partir de 2 de abril.

“Outros países impuseram tarifas contra nós por décadas, e agora chegou a nossa vez de fazer o mesmo. A União Europeia, China, Brasil, Índia, México e Canadá cobram tarifas muito mais altas do que as que aplicamos a eles. Isso não é justo”, declarou Trump.

Em um discurso de uma hora e 40 minutos – o mais longo de um presidente americano perante o Congresso –, Trump apresentou seus planos para o que chamou de “um futuro incrível”, destacando que a “era de ouro dos Estados Unidos está apenas começando”, segundo reportagens das agências de notícias.

“A Índia impõe tarifas superiores a 100%. A tarifa média da China sobre nossos produtos é o dobro da que cobramos deles, e a da Coreia do Sul é quatro vezes maior”, acrescentou.

O presidente reforçou que qualquer tarifa imposta aos EUA por outro país será retribuída na mesma medida. “Se eles aplicarem barreiras não tarifárias para nos impedir de acessar seus mercados, nós faremos o mesmo para impedir que entrem no nosso. Vamos movimentar trilhões de dólares e gerar empregos como nunca antes”, declarou.

Segundo a BBC, os EUA já impuseram tarifas de 25% sobre produtos vindos do Canadá e do México, além de uma taxa extra de 10% sobre importações chinesas, elevando a tarifa total para 20%. As novas taxas devem entrar em vigor na próxima terça-feira (11).

“As tarifas não servem apenas para proteger empregos americanos. Elas protegem a alma do nosso país”, afirmou Trump, embora tenha admitido que a medida poderá causar “algumas perturbações” na economia.

Discurso no Congresso

Além das tarifas, Trump utilizou seu discurso no Congresso para defender suas políticas contra a imigração, anunciar uma “guerra contra os cartéis” e até prometer recuperar o Canal do Panamá. O presidente também dedicou elogios a Elon Musk.

De acordo com agências de notícias, Trump classificou os cartéis mexicanos como uma “grave ameaça” à segurança dos EUA, acusando-os de traficar o opióide sintético responsável por milhares de mortes no país, além de cometer crimes violentos.

O presidente também declarou que pretende “recuperar” o Canal do Panamá e garantiu que a Groenlândia será incorporada ao território americano “de uma forma ou de outra”.

Ao se dirigir a Elon Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental – responsável por reduzir os gastos públicos –, Trump o parabenizou pelo trabalho. “Você está se esforçando muito. Muito obrigado, nós apreciamos”, afirmou.

Veja também

c7ce57c4-3ca3-44b5-a68b-9e4e44e7e8bb

Centrais sindicais criticam tarifa dos EUA e apontam risco à economia brasileira

café

Mulheres do agro capixaba ganham destaque na 5ª edição da ESX, em Vitória

lula-india-mc_abr_08072025-20

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

corpo_49000_Solene-para-entrega-da-Ordem-do-Merito-Domingos-Martins09072025KamylaPassos17

Ales homenageia 75 cidadãos em cerimônia especial

HQF_8752-1

Governo do ES premia 30 projetos de prevenção às drogas nas escolas por meio do Edital da Rede Abraço 2025

ABACAXI- FREEPIK

Pesquisa capixaba ajuda produtores de abacaxi a controlar floração e colher na época de melhor preço

CDT

Detran|ES passa a aceitar assinatura digital na transferência de veículos e dispensa firma reconhecida

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto