Espírito Santo lidera ranking de equilíbrio fiscal pela terceira vez e mantém destaque nacional

Publicado em 22/02/2025 às 10:14

Compartilhe

Close up photo, senior man sitting at modern cafe shop during lunch time, reading diagram.

Foto: Freepik

O Espírito Santo é destaque mais uma vez como referência em saúde fiscal, conquistando pelo terceiro ano consecutivo o primeiro lugar em equilíbrio fiscal entre todos os estados do Brasil. O ranking, elaborado pelo portal Compara Brasil, desenvolvido pela Aequus Consultoria Econômica, tem como base os dados de 2024. O levantamento mede a sustentabilidade das contas públicas a partir da relação entre a receita corrente, a despesa corrente e a amortização da dívida, e coloca o Estado mais uma vez no topo da gestão fiscal do país.

O ranking avalia o percentual da receita corrente comprometida com despesas correntes e amortização da dívida. A receita corrente é formada por todos os recursos que o Estado arrecada regularmente, como impostos, taxas e transferências federais. Já a despesa corrente representa os gastos necessários para manter a administração e os serviços públicos funcionando, como pagamento de servidores, manutenção de hospitais e escolas. A amortização da dívida, por sua vez, é o pagamento do valor principal dos empréstimos contraídos pelo governo.

Com um índice de 78,7% em 2024, o Espírito Santo apresentou o melhor desempenho entre os estados, enquanto a média nacional foi de 92,7%. O indicador aponta que, quanto menor o percentual, maior o equilíbrio fiscal do Estado, garantindo mais segurança financeira e capacidade de investimento no futuro.

O portal Compara Brasil reúne dados sobre as finanças dos municípios, estados e da União, baseando-se em fontes oficiais, como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Receita Federal do Brasil (RFB) e as secretarias estaduais de Fazenda.

O secretário de Estado da Fazenda em exercício, o auditor fiscal Thiago Venâncio, destacou a importância desse reconhecimento. “Esse resultado reflete nosso compromisso contínuo com a responsabilidade fiscal e a transparência na gestão dos recursos públicos. O Espírito Santo vem construindo uma política financeira sólida, garantindo equilíbrio e capacidade de investimento no futuro”, observou.

Nota A+ no Tesouro Nacional

Além da liderança no ranking de equilíbrio fiscal, o Espírito Santo mantém, há 13 anos consecutivos, a Nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) da STN. Em 2024, o estado também recebeu a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Com essas conquistas, o Espírito Santo obteve a Nota A+, nova qualificação concedida pela STN aos entes federativos que, além de alcançarem a Nota A nos três indicadores da Capag – endividamento, poupança corrente e liquidez relativa –, também receberam Nota A na avaliação da qualidade da informação contábil e fiscal.

Esses reconhecimentos reafirmam a gestão responsável e eficiente do Espírito Santo, garantindo estabilidade financeira, transparência e capacidade de investimento no desenvolvimento do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sefaz

Veja também

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN

feira em vix

Feira celebra agricultura familiar com cultura, música e tradição em Vitória

sus digital

Ministério da Saúde institui Rede Nacional de Dados em Saúde como plataforma oficial de integração de dados do SUS

Nova especie de sapo

Nova espécie de rã é descoberta no Parque Estadual do Forno Grande, no Espírito Santo

Beautiful brown horse, close-up of muzzle, cute look, mane, background of running field, corral, trees. Horses are wonderful animals

Ração contaminada mata 284 equinos e empresa é interditada