Risco de Surtos de Dengue: Alerta da Opas e Estratégias de Prevenção no Brasil

Publicado em 12/02/2025 às 11:21

Compartilhe

1877

Foto: Freepik

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu, nesta última terça-feira (11), um alerta sobre o risco de surtos de dengue nas Américas devido à circulação do sorotipo DENV-3. Além do Brasil, esse sorotipo do vírus já foi identificado em países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Porto Rico.

A Opas orienta que os países reforcem a vigilância epidemiológica, o manejo de casos, a adaptação dos serviços de saúde, o diagnóstico precoce, as medidas preventivas e a participação ativa da comunidade na contenção da doença. No Brasil, o Ministério da Saúde já adota essas estratégias desde 2023, o que levou à criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue) e à implementação do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses.

O DENV-3 é um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, com maior risco de causar formas graves da doença. Pesquisas apontam que a segunda infecção por qualquer sorotipo aumenta a predisposição para quadros severos, independentemente da sequência dos vírus envolvidos. Entretanto, os sorotipos 2 e 3 são os mais associados a manifestações graves.

“Esse alerta é essencial para que os países com aumento nos casos de dengue adotem medidas para reduzir o impacto da doença, protegendo tanto sua população quanto os países vizinhos. No ano passado, o Ministério da Saúde já havia identificado a circulação do DENV-3 no Brasil e, desde então, vem intensificando a vigilância das arboviroses em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a população”, explicou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

No início do ano, o Ministério da Saúde emitiu um alerta aos novos gestores municipais sobre o aumento de casos de dengue e chikungunya previsto para 2024/2025, além de recomendações para enfrentar um possível agravamento da situação nos primeiros meses de 2025.

Até o momento, o Brasil registrou 257.284 casos prováveis de dengue e 72 óbitos, o que representa uma redução de 63% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, foram contabilizados 698.482 casos prováveis e 617 mortes pela doença, conforme dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses.

Novas tecnologias no combate à dengue

O Ministério da Saúde tem investido em novas tecnologias para reduzir o impacto da dengue, Zika e chikungunya no país. Entre as estratégias adotadas estão a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), as Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), o uso de insetos estéreis, o método Wolbachia e a vacinação contra a dengue.

No que se refere à imunização, o Brasil adquiriu toda a produção disponível do laboratório fabricante. Foram compradas 6,5 milhões de doses para 2024 e 9,5 milhões para 2025. Devido à quantidade limitada, a vacinação está focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, abrangendo 1.921 municípios, em alinhamento com estados e prefeituras.

Além dessas iniciativas, o Ministério da Saúde reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito transmissor. A recomendação é dedicar 10 minutos semanais para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, uma vez que 80% dos focos estão dentro ou ao redor das residências. Como parte das ações preventivas, foram distribuídos, pela primeira vez, 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da dengue em todo o país. Desses, 4,5 milhões já estão sendo entregues, enquanto os 2 milhões restantes serão mantidos como estoque estratégico para regiões que apresentem aumento no número de casos e precisem de resposta rápida.

Fonte: Ministério da saúde

Veja também

Screenshot 2025-05-21 at 14-45-30 Governo brasileiro condena nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza — Agência Gov

Governo brasileiro condena nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza

Expo Gengibre - João Teles (3)

Santa Leopoldina recebe a 4ª Expo Gengibre com música, gastronomia e celebração da agricultura familiar

Barragem Liberdade, em Marilândia. Foto Fred Loureiro - Secom

Governo do ES lança crédito inédito para construção de pequenas barragens em áreas rurais

moto apreendida

Motocicleta com mais de R$ 205 mil em subsídios é localizada com monitoramento do Cerco Inteligente

WhatsApp Image 2025-05-20 at 16.24.50

Governo do ES investe R$ 34,4 milhões em alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1

Trump anuncia possível início imediato de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Florestal

Desmatamento no Espírito Santo cai mais de 60% em 2024, aponta relatório

IAAP - comite gestor

Governo do ES reforça vigilância após registro de gripe aviária em granja no RS