Risco de Surtos de Dengue: Alerta da Opas e Estratégias de Prevenção no Brasil

Publicado em 12/02/2025 às 11:21

Compartilhe

1877

Foto: Freepik

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu, nesta última terça-feira (11), um alerta sobre o risco de surtos de dengue nas Américas devido à circulação do sorotipo DENV-3. Além do Brasil, esse sorotipo do vírus já foi identificado em países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Porto Rico.

A Opas orienta que os países reforcem a vigilância epidemiológica, o manejo de casos, a adaptação dos serviços de saúde, o diagnóstico precoce, as medidas preventivas e a participação ativa da comunidade na contenção da doença. No Brasil, o Ministério da Saúde já adota essas estratégias desde 2023, o que levou à criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue) e à implementação do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses.

O DENV-3 é um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, com maior risco de causar formas graves da doença. Pesquisas apontam que a segunda infecção por qualquer sorotipo aumenta a predisposição para quadros severos, independentemente da sequência dos vírus envolvidos. Entretanto, os sorotipos 2 e 3 são os mais associados a manifestações graves.

“Esse alerta é essencial para que os países com aumento nos casos de dengue adotem medidas para reduzir o impacto da doença, protegendo tanto sua população quanto os países vizinhos. No ano passado, o Ministério da Saúde já havia identificado a circulação do DENV-3 no Brasil e, desde então, vem intensificando a vigilância das arboviroses em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a população”, explicou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

No início do ano, o Ministério da Saúde emitiu um alerta aos novos gestores municipais sobre o aumento de casos de dengue e chikungunya previsto para 2024/2025, além de recomendações para enfrentar um possível agravamento da situação nos primeiros meses de 2025.

Até o momento, o Brasil registrou 257.284 casos prováveis de dengue e 72 óbitos, o que representa uma redução de 63% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, foram contabilizados 698.482 casos prováveis e 617 mortes pela doença, conforme dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses.

Novas tecnologias no combate à dengue

O Ministério da Saúde tem investido em novas tecnologias para reduzir o impacto da dengue, Zika e chikungunya no país. Entre as estratégias adotadas estão a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), as Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), o uso de insetos estéreis, o método Wolbachia e a vacinação contra a dengue.

No que se refere à imunização, o Brasil adquiriu toda a produção disponível do laboratório fabricante. Foram compradas 6,5 milhões de doses para 2024 e 9,5 milhões para 2025. Devido à quantidade limitada, a vacinação está focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, abrangendo 1.921 municípios, em alinhamento com estados e prefeituras.

Além dessas iniciativas, o Ministério da Saúde reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito transmissor. A recomendação é dedicar 10 minutos semanais para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, uma vez que 80% dos focos estão dentro ou ao redor das residências. Como parte das ações preventivas, foram distribuídos, pela primeira vez, 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da dengue em todo o país. Desses, 4,5 milhões já estão sendo entregues, enquanto os 2 milhões restantes serão mantidos como estoque estratégico para regiões que apresentem aumento no número de casos e precisem de resposta rápida.

Fonte: Ministério da saúde

Veja também

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN

feira em vix

Feira celebra agricultura familiar com cultura, música e tradição em Vitória

sus digital

Ministério da Saúde institui Rede Nacional de Dados em Saúde como plataforma oficial de integração de dados do SUS

Nova especie de sapo

Nova espécie de rã é descoberta no Parque Estadual do Forno Grande, no Espírito Santo

Beautiful brown horse, close-up of muzzle, cute look, mane, background of running field, corral, trees. Horses are wonderful animals

Ração contaminada mata 284 equinos e empresa é interditada