Reserva Biológica de Duas Bocas celebra 34 anos de preservação

Publicado em 07/01/2025 às 09:31

Compartilhe

Rebio-Duas-Bocas_credito_caca_lima-223

Foto: Cacá Lima / Divulgação IEMA

A Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica, completou 34 anos na última quinta-feira (02), celebrando um legado de preservação ambiental e abastecimento de água para a Grande Vitória. Criada para proteger os mananciais que abastecem a região, a unidade de conservação tem uma trajetória marcada por cuidado e compromisso com a natureza.

A história do local começa há mais de 120 anos, em 1894, com a inauguração da primeira represa para fornecimento de água potável e construção da adutora que levava água até o chafariz da Praça Marechal Deodoro, em Cariacica Sede. Em 1909, uma nova represa foi erguida, abastecendo também a capital Vitória, em uma época em que o chafariz da Praça Santos Dumont era símbolo de modernidade.

No aniversário de 400 anos de Vitória, em 1951, uma nova represa foi inaugurada após a desapropriação de uma vila, aumentando o fornecimento de água. Antes mesmo da formalização da Reserva Florestal de Duas Bocas, em 1965, o Governo já havia adquirido 2.200 hectares para proteger os mananciais e garantir a conservação da biodiversidade.

Inicialmente criada como Reserva Florestal, a unidade passou a se chamar Reserva Biológica de Duas Bocas (Rebio de Duas Bocas) em 1991. Hoje, sob gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a reserva ocupa 3.000 hectares.

Rafael Boni, gestor da Rebio, destaca que o local é um verdadeiro “laboratório vivo”, atraindo pesquisadores e estudantes de várias partes do Brasil para estudos ambientais. Essa troca de conhecimento contribui para o desenvolvimento científico e a formação de novos profissionais na área.

A reserva, localizada quase inteiramente em Cariacica (99,15%), com pequenas partes em Viana e Santa Leopoldina, abriga 43% dos remanescentes de Mata Atlântica do município. Com uma floresta composta majoritariamente por mata primária, o espaço é refúgio de espécies ameaçadas, como a onça-parda e o macuco. A rara Guapeba, árvore conhecida como fruta-do-Imperador, também é uma das preciosidades encontradas na área.

A visitação pública é voltada para atividades de educação ambiental e ocorre com agendamento prévio, de terça a sexta-feira, das 8h às 16h. As visitas, que duram três horas, podem ser agendadas pelo e-mail [email protected].

Entre os atrativos, estão o Centro de Visitantes, com exposições sobre fauna e a história da reserva, além das trilhas da Represa Velha e do Cedro Rosa, que proporcionam uma imersão na natureza e na riqueza histórica do lugar.

Fonte: Iema

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana