Colisão com pássaros é identificada em turbina de avião que explodiu na Coreia do Sul; ministro dos Transportes anuncia renúncia

Publicado em 07/01/2025 às 08:54

Compartilhe

1722

Foto: Freepik

Penas de pássaros foram encontradas em uma das turbinas do Boeing 737-800 da Jeju Air, recuperadas após o acidente que deixou 179 mortos na Coreia do Sul, no final de dezembro. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7) pelo principal investigador do caso, Lee Seung-yeol.

Segundo Lee, imagens de vídeo confirmaram uma colisão com pássaros em um dos motores da aeronave. Apesar disso, as autoridades não consideram esse o único fator que causou a tragédia. O piloto relatou a colisão três minutos antes do pouso e declarou emergência. A polícia segue investigando, analisando também falhas no trem de pouso e a presença de um muro de concreto próximo ao final da pista.

A aeronave, que levava 181 pessoas, saiu de Bangkok, na Tailândia, e sofreu o acidente ao pousar no aeroporto de Muan, Coreia do Sul, por volta das 9h (horário local). Apenas dois passageiros sobreviveram.

Em resposta ao desastre, o ministro dos Transportes sul-coreano, Park Sang-woo, anunciou sua intenção de renunciar. “Como responsável pela segurança da aviação, assumo total responsabilidade pelo ocorrido. Estou discutindo o momento mais adequado para formalizar minha saída”, afirmou.

Park informou ainda que a análise dos gravadores de voo está em andamento. O gravador de voz já teve sua transcrição concluída, enquanto o gravador de dados, danificado, foi enviado aos Estados Unidos para recuperação.

O Ministério dos Transportes também anunciou medidas para melhorar a segurança dos sistemas de pouso nos aeroportos. Especialistas apontaram que um barranco próximo à pista, projetado para sustentar a antena “localizer” usada em pousos com baixa visibilidade, era muito rígido e mal posicionado.

As investigações continuam para determinar por que o trem de pouso não foi ativado e por que o piloto apressou uma segunda tentativa de pouso após a colisão com pássaros. Na semana passada, a polícia realizou buscas na sede da Jeju Air e no Aeroporto Internacional de Muan.

Linha do tempo do acidente:

  • 8h54: O controle de tráfego aéreo autoriza o pouso na pista 01.
  • 8h57: Alerta de atividade de pássaros é emitido.
  • 8h59: O piloto relata colisão com pássaros, declara emergência e avisa que irá arremeter.
  • 9h00: A aeronave colide contra um muro de concreto e explode.

O sinal de “Mayday”, utilizado pelo piloto, é amplamente reconhecido como um pedido de socorro internacional, derivado da expressão francesa “venez m’aider” (“venha me ajudar”).

A tragédia permanece sob análise, com novas informações sendo aguardadas nos próximos dias.

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana