Colisão com pássaros é identificada em turbina de avião que explodiu na Coreia do Sul; ministro dos Transportes anuncia renúncia

Publicado em 07/01/2025 às 08:54

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Foto: Freepik

Penas de pássaros foram encontradas em uma das turbinas do Boeing 737-800 da Jeju Air, recuperadas após o acidente que deixou 179 mortos na Coreia do Sul, no final de dezembro. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7) pelo principal investigador do caso, Lee Seung-yeol.

Segundo Lee, imagens de vídeo confirmaram uma colisão com pássaros em um dos motores da aeronave. Apesar disso, as autoridades não consideram esse o único fator que causou a tragédia. O piloto relatou a colisão três minutos antes do pouso e declarou emergência. A polícia segue investigando, analisando também falhas no trem de pouso e a presença de um muro de concreto próximo ao final da pista.

A aeronave, que levava 181 pessoas, saiu de Bangkok, na Tailândia, e sofreu o acidente ao pousar no aeroporto de Muan, Coreia do Sul, por volta das 9h (horário local). Apenas dois passageiros sobreviveram.

Em resposta ao desastre, o ministro dos Transportes sul-coreano, Park Sang-woo, anunciou sua intenção de renunciar. “Como responsável pela segurança da aviação, assumo total responsabilidade pelo ocorrido. Estou discutindo o momento mais adequado para formalizar minha saída”, afirmou.

Park informou ainda que a análise dos gravadores de voo está em andamento. O gravador de voz já teve sua transcrição concluída, enquanto o gravador de dados, danificado, foi enviado aos Estados Unidos para recuperação.

O Ministério dos Transportes também anunciou medidas para melhorar a segurança dos sistemas de pouso nos aeroportos. Especialistas apontaram que um barranco próximo à pista, projetado para sustentar a antena “localizer” usada em pousos com baixa visibilidade, era muito rígido e mal posicionado.

As investigações continuam para determinar por que o trem de pouso não foi ativado e por que o piloto apressou uma segunda tentativa de pouso após a colisão com pássaros. Na semana passada, a polícia realizou buscas na sede da Jeju Air e no Aeroporto Internacional de Muan.

Linha do tempo do acidente:

  • 8h54: O controle de tráfego aéreo autoriza o pouso na pista 01.
  • 8h57: Alerta de atividade de pássaros é emitido.
  • 8h59: O piloto relata colisão com pássaros, declara emergência e avisa que irá arremeter.
  • 9h00: A aeronave colide contra um muro de concreto e explode.

O sinal de “Mayday”, utilizado pelo piloto, é amplamente reconhecido como um pedido de socorro internacional, derivado da expressão francesa “venez m’aider” (“venha me ajudar”).

A tragédia permanece sob análise, com novas informações sendo aguardadas nos próximos dias.

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