Governo do Estado institui Semana Estadual do Campo Limpo

Publicado em 02/01/2025 às 15:07

Compartilhe

Servidores do Idaf tem estudo inédito sobre a Mata Atlântica publicado em revista suíça

foto: Rafaely Lyra

A Semana Estadual do Campo Limpo foi proposta pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O governador do Estado, Renato Casagrande, acaba de instituir a Semana Estadual do Campo Limpo, por meio da Lei nº 12.323, de 23 de dezembro de 2024. A partir de 2025, na terceira semana de agosto de cada ano, vão acontecer ações para conscientizar produtores rurais, trabalhadores e a sociedade capixaba sobre a importância da destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, fertilizantes e outros produtos utilizados na agricultura, para prevenir danos ao meio ambiente e a saúde dos produtores rurais.

A Semana Estadual do Campo Limpo foi proposta pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Gerência de Defesa e Inspeção Vegetal, que realiza ações de fiscalização nos comércios e lavouras. De acordo com o diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, caberá ao órgão a coordenação das ações relacionadas à Semana Estadual do Campo Limpo. 

“Para o pleno efeito das ações, o Idaf deve buscar parcerias com demais órgãos e entidades ligados ao setor agrícola, nos âmbitos municipal, estadual e nacional, bem como com o setor produtivo. Recentemente, assinamos um acordo de cooperação técnica com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que representa 3.602 associados (distribuidoras de insumos agrícolas e veterinários) em todo Brasil, marcando o apoio do poder público aos agricultores, no desafio de aumentar o retorno das embalagens de agrotóxicos à origem, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesta ação, a Andav será um grande parceiro”, disse Chagas.

O diretor geral do Idaf, Leonardo Monteiro, explica que o órgão pretende, com as entidades parceiras do setor público e privado, organizar campanhas de coleta de embalagens vazias, realizar palestras e treinamentos sobre a destinação correta, além de criar materiais educativos para produtores rurais. “Descartar embalagens de agrotóxicos corretamente é crucial para prevenir a contaminação do solo, da água e do ar, proteger a biodiversidade, degradação do solo e mitigar os impactos climáticos, além de evitar riscos à saúde dos seres humanos. Estamos bem à frente de outros estados, criando uma semana inteira com uma programação de conscientização, em vez de apenas um dia, porque entendemos a importância desta ação educativa. O nosso objetivo é proteger o meio ambiente e a saúde dos produtores rurais”, esclareceu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idaf

Veja também

Handful of fresh roasted coffee beans form the sack

Café capixaba atinge US$ 147 milhões em exportações em junho

females-doctor-hospital-with-stethoscope

Agora Tem Especialistas abre 1,7 mil vagas para médicos especialistas atuarem em áreas prioritárias do SUS

ccrna

Brasil terá Centro de Competência em RNA mensageiro para fortalecer produção de vacinas e medicamentos

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga