O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

Publicado em 24/12/2024 às 09:30

Compartilhe

1374

Foto: Freepik

O Brasil atingiu um marco histórico no agronegócio, com a abertura de 300 novos mercados internacionais em menos de dois anos. Esse avanço consolida o país como um dos maiores protagonistas globais no setor.

O resultado, alcançado em 23 meses, foi fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 62 novos destinos foram incluídos na pauta exportadora brasileira, ampliando a diversidade de mercados e produtos oferecidos.

“Hoje celebramos uma conquista histórica para o setor agropecuário brasileiro. São 300 mercados abertos durante o terceiro mandato do presidente Lula, gerando emprego e oportunidades para nossos agricultores, pecuaristas e todos os integrantes dessa cadeia produtiva. Em 2025, continuaremos com a mesma dedicação, buscando ainda mais avanços para o agro, garantindo o crescimento do Brasil e mais oportunidades para os brasileiros”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Um dos fatores determinantes para o sucesso foi a diversificação das exportações. Além de produtos tradicionais como carnes e grãos, novos itens, como embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó, sementes, noz-pecã e derivados de reciclagem animal, como penas de aves, passaram a integrar a pauta internacional do agronegócio brasileiro.

Outro ponto de destaque foi o fortalecimento da rede de adidos agrícolas, com a criação de 11 novos postos estratégicos. Agora, o Brasil conta com 40 representantes no exterior, fundamentais para superar barreiras técnicas e promover os produtos nacionais em mercados estrangeiros.

“Este foi um ano histórico. Sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, atingimos recordes de abertura de mercados, aumentamos significativamente o número de adidos agrícolas e diversificamos a pauta exportadora do agronegócio brasileiro. Em 2025, vamos intensificar as ações de promoção comercial em parceria com a ApexBrasil e o MRE, para consolidar as oportunidades criadas e reforçar a posição do Brasil como um ator estratégico na geopolítica da paz”, destacou Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais.

Com um panorama promissor para 2025, o foco estará na continuidade da abertura de novos mercados, no fortalecimento das parcerias existentes e na ampliação das ações de promoção comercial. Esses esforços prometem contribuir para avanços significativos no volume e no valor das exportações do agronegócio brasileiro.

Fonte: MAPE

Veja também

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN