Senado aprova PEC que prevê corte de gastos e mudanças no PIS/Pasep

Publicado em 20/12/2024 às 11:34

Compartilhe

54215941215_3b866f5dfa_o

Foto: Pedro França/Agência Senado

O Senado Federal aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 54/24, que estabelece medidas para reduzir gastos do governo. Entre as mudanças estão alterações no abono salarial do PIS/Pasep, na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU). Após a aprovação, o texto segue para promulgação pelo Congresso Nacional.

Votação da PEC
No primeiro turno, a PEC foi aprovada por 53 votos a favor e 21 contra. No segundo turno, o placar foi de 55 votos favoráveis e 18 contrários. A aprovação faz parte das ações do governo para controlar despesas obrigatórias, como salários e programas sociais. Já nesta sexta-feira (20), os senadores devem analisar outro projeto do pacote que limita o aumento real do salário mínimo ao teto do arcabouço fiscal, com reajustes entre a inflação e ganhos reais de 0,6% a 2,5%.

Mudanças no abono do PIS/Pasep
O texto altera o cálculo do abono salarial, atualmente corrigido pela inflação (INPC) somada ao crescimento real do PIB. A partir de 2026, o abono será corrigido apenas pelo INPC. Além disso, o limite de renda para receber o benefício será reduzido gradualmente, chegando a um salário mínimo e meio em 2035. Para o ano-base de 2023, o valor de referência será R$ 2.640.

Alterações no Fundeb
Atualmente, o governo federal complementa no mínimo 23% dos recursos do Fundeb, que financia a educação pública. A PEC permite que até 10% dessa complementação sejam usados, em 2025, para ampliar matrículas em tempo integral, com uma destinação mínima de 4% nos anos seguintes, até que sejam atingidas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Os senadores rejeitaram a proposta de permitir o uso de recursos do Fundeb para programas como o de Alimentação Escolar (Pnae) e Saúde nas Escolas (PSE), alegando que essas iniciativas não estão previstas no objetivo do fundo, que é focado na melhoria da educação e nos salários dos profissionais da área.

Prorrogação da DRU
A PEC prorroga a Desvinculação de Receitas da União até 2032. A DRU permite ao governo redirecionar até 20% dos tributos federais vinculados por lei a despesas específicas. A proposta inclui na desvinculação as receitas patrimoniais da União, como aluguéis e royalties, mas exclui recursos do Fundo Social do Pré-Sal e valores destinados à educação e saúde provenientes de áreas de petróleo exploradas após 2012.
Até 2032, a vinculação de receitas a despesas será limitada ao teto do crescimento das despesas primárias, impedindo aumentos acima do permitido pelo arcabouço fiscal.

Regulamentação de supersalários
A PEC simplifica a regulamentação dos supersalários, permitindo que as exceções ao teto remuneratório (atualmente R$ 44 mil, correspondente ao salário de ministros do STF) sejam definidas por lei ordinária, em vez de lei complementar. Essa mudança facilita a aprovação de regras, já que leis ordinárias exigem quórum menor. Enquanto novas regras não forem publicadas, continuarão valendo as determinações atuais.

Além disso, a proposta autoriza o Executivo federal a limitar subsídios e benefícios financeiros para cumprir as metas do arcabouço fiscal.

Fonte: Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral